Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo completa, nesta terça-feira, 11, três anos sob a gestão da SAF, que é liderada pelo empresário americano John Textor. Neste período, o alvinegro teve algumas evoluções, conquistou títulos importantes, contratou jogadores de alto nível, mas também foi alvo de críticas.
Desse modo, a Agência RTI Esporte faz um pequeno resumo sobre o desempenho do Botafogo neste período em que está sendo administrado pela SAF. O ano de 2024 é considerado o principal não apenas pelos títulos, mas também pelo crescimento fora de campo.
Quando John Textor investiu no clube e adquiriu a maior parte do futebol, encontrou um Botafogo em reconstrução. O alvinegro havia acabado de ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e buscava se consolidar na elite.
No primeiro ano, os prometidos grandes investimentos vieram apenas no meio do ano. Assim, nomes como Tiquinho Soares e Eduardo apareceram como os primeiros grandes reforços e ajudaram o Botafogo a se classificar para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.
Em 2023, o Botafogo teve o seu primeiro ano completo gerido pela SAF e viveu altos e baixos. Naquele momento, o técnico Luís Castro, escolhido para assumir o projeto, já havia consolidado algumas ideias. No Campeonato Carioca o time acabou ficando fora da semifinal, mas no Campeonato Brasileiro fez história.
Com 47 pontos no primeiro turno, o Glorioso atingiu a melhor campanha da história do Campeonato Brasileiro nas 19 primeiras rodadas. Recorde que se mantém até o momento. Depois disso, Luís Castro aceitou proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e deixou o clube. Bruno Lage assumiu na sequência.
No segundo turno do Brasileirão, o Botafogo teve uma grande queda e ficou sem o título depois de ter aberto mais de 13 pontos de vantagem para o segundo colocado. Ali começavam os primeiros questionamentos sobre a SAF.
Em 2024, o Botafogo também ficou fora da semifinal do Campeonato Carioca e demorou para anunciar um novo treinador. Artur Jorge chegou apenas em abril, já com a fase de grupos da Libertadores em andamento.
Mesmo assim, o Botafogo fez a melhor temporada de sua história conquistando os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Nas demais competições, o Glorioso não teve grande destaque. Artur Jorge também acabou deixando o comando depois da temporada.
Já neste ano, o alvinegro também abriu mão da primeira parte da temporada, ficou fora até mesmo da Taça Rio e foi vice nas disputas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. Agora com o técnico Renato Paiva, o Botafogo tenta fazer uma campanha de alto nível em 2025.
Notícia atualizada em 11/03/2025 13:23
Gerson será jogador do Zenit, da Rússia
Colombiano deixou o Huracán e pode agora acertar com a equipe do Remo
Lucas Moura já retornou aos treinamentos
Primeiramente, a iminente saída de Gerson para o Zenit abriu espaço simbólico e tático no…
Antes de mais nada, Sergio Conceição está na mira do Botafogo. John Textor, sócio majoritário…
Antes de tudo, o Sporting confirmou a contratação de Rayan Lucas para a equipe B.…