Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

364 dias depois, Botafogo supera Flamengo no Maracanã

Antes de mais nada, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 neste domingo, 28, no Estádio do Maracanã, pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida teve seu início às 11 horas da manhã, o que condicionou uma partida banhada pelo sol carioca do começo ao fim.

Isso teve influência na disposição física dos jogadores na partida. Foi um espetaculo prejudicado pela condição climática desfavorável. Ainda assim, foi possível ao Botafogo cumprir seu objetivo e superar o seu grande rival. Essa foi a primeira vitória do Botafogo contra o rival rubro-negro em três partidas.

Publicidade

Sua última havia sido em 30 de abril de 2023, quando saiu vencedor por 3 a 2. Essa também foi a última vez que o alvinegro venceu um clássico contra o rubro-negro no Maracanã. O gosto de superar o rival histórico nos seus domínios volta a ser saboreado pouco menos de um ano depois pelo torcedor botafoguense.

Apesar da vitória de hoje, Botafogo segue em uma larga desvantagem em relação ao Flamengo. Em 348 clássicos disputados na história, são 129 vitórias flamenguistas, 113 empates e 106 vitórias botafoguenses. São 23 vitórias de vantagem ao rubro-negro em relação ao alvinegro, o que indica uma probabilidade bem baixa de que o Glorioso assuma a vantagem no confronto direto em um bom tempo.

Considerando uma média de 3 confrontos por ano, um pelo estadual e dois pelo Campeonato Brasileiro, caso o Botafogo vença todos os clássicos contra o Flamengo daqui em diante, demoraria aproximadamente oito anos para retomar a ponta da estatística. Claro que isso desconsidera eventuais confrontos nas semis do estadual e na Copa do Brasil também, o que encurtaria essa conta.

Próximo confronto previsto

Antes de tudo, Botafogo e Flamengo voltarão a se encontrar pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, em partida que ainda não tem data nem horário marcada, mas cujo provável palco já se tem em mente: Nilton Santos, casa do Botafogo.

Há ainda a probabilidade do encontro na Copa do Brasil, já que ambos os times seguem vivos na disputa por ela. Inclusive, entrarão em campo na próxima semana para dar continuidade na sua campanha na competição.

O Botafogo entra em campo na quinta-feira, 2, diante do Vitória, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. Já o Flamengo entra em campo na quarta-feira, 1, diante do Amazonas, na Arena Amazônia, em Manaus. São os confrontos de ida da terceira fase.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.