8 anos sem conquista: entenda drama vivido pelo Vasco da Gama
Antes de mais nada, o Vasco vive um jejum de títulos que já dura oito anos. Para se ter noção, a última conquista relevante do clube aconteceu em 2016, quando a equipe bateu o Botafogo na final do Campeonato Carioca. Depois disso, o torcedor ainda viu o titulo da Taça Rio em 2017 e Taça Guanabara em 2019.
Antes de tudo, o Carioca de 2016 foi conquistado com vitória por 1 x 0 na ida e empate em 1 a 1 no jogo da volta. O titulo marcou a sexta conquista invicta da história do clube, algo que não acontecia desde 1922. Para quem não lembra, a equipe era comandada pelo técnico Jorginho e tinha no elenco jogadores como Andrezinho, Riascos, Jorge Henrique e Rafael Vaz.
A derrota para o Nova Iguaçu no último final de semana e consequentemente a eliminação do Campeonato Carioca deixaram o Vasco mais distante de encerrar o desagradável jejum. Mas é importante lembrar que o time comandado por Ramón Díaz ainda tem a chance de vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil na atual temporada.
Cinco anos sem final
Além disso, o Gigante da Colina ainda poderá encerrar outro jejum que vem incomodando a torcida. Nesse ínterim, o Vasco disputou a sua última final de campeonato em 2019, quando acabou perdendo o título carioca para o Flamengo. Nesse meio tempo, já são cinco anos sem frequentar uma final.
Com o Campeonato Brasileiro com modelo de disputa em pontos corridos, a única possibilidade de jogar uma final é em caso de decisão da Copa do Brasil. Aliás, esse foi o último grande troféu conquistado pelo time de São Januário, quando bateu o Coritiba na final de 2011.
Enquanto isso, o técnico Ramón Díaz terá uma espécie de Inter temporada para deixar o time pronto visando as duas competições. Com a eliminação no Campeonato Carioca e fora das competições internacionais, o Vasco terá 28 dias livres para os treinos no CT do clube.