Bastidores: Entenda o que fez o Flamengo desistir de contratar Lucas Paquetá, do West Ham United
Investigado pela polícia britânica por ter supostamente participado de esquema de manipulação de resultados na em 2023, o meia-atacante Lucas Paquetá, de 26 anos, esteve perto de reforçar o Flamengo, mas as negociações foram encerradas após o West Ham United, da Inglaterra time ao qual o jogador pertence desde que foi comprado junto ao Olympique Lyon, da França, não aceitar as condições de acordo propostas pelo Rubro-Negro.
A Agência RTI Esporte apurou que o Flamengo buscou entendimentos com o clube inglês afim de contratar Lucas Paquetá por empréstimo até junho de 2025 e com opção de compra dos direitos econômicos. A diretoria entende que essa era a melhor modalidade de acordo para o o meia-atacante e, principalmente, o clube enquanto as partes aguardam a conclusão da investigação na Inglaterra.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Apesar disso, o West Ham United se mostrou irredutível e só aceita negociá-lo em definitivo. Em agosto de 2022, o clube londrino investiu 61,6 milhões de euros (R$ 309 milhões, á época) para adquiri-lo junto ao Olympique Lyon. Com o Flamengo fora da negociação, os ingleses buscam interessados em Lucas Paquetá no mercado da bola. O problema é que, até o momento, há pretendentes dispostos a empenhar tal quantia.
Com o desfecho, a diretoria rubro-negra segue no mercado da bola em busca de um “legítimo camisa 10” para disputar posição com Giorgian De Arrascaeta. Atualmente, o clube concentra as atenções em Claudinho, de 27 anos, do Zenit, da Rússia. As conversas caminham para a aquisição do passe por 17 milhões de euros (R$ 100,5 milhões, na cotação atual). Os russos, no entanto, exigem 50% do montante à vista no ato da assinatura do contrato.
Além disso, o Flamengo também quer um lateral-direito, um ponta-direita e um centroavante para encerrar o ciclo de contratações para a temporada de 2024. Nas conversas com o West Ham United, o clube se compromete a pagar a maior parte do salário e aceitou uma cláusula para liberar o retorno do jogador à Inglaterra caso fosse solicitado pelo clube londrino, que pagaria uma compensação financeira ao Rubro-negro pela quebra de contrato.
Ainda segundo apurou a reportagem, os dirigentes rubro-negros foram pegos de surpresa com a intransigência nas negociações. O West Ham United disse que o empréstimo poderia ser feito apenas até dezembro e que o Flamengo seria obrigado a liberá-lo na abertura da janela de transferências de inverno caso surgisse uma oferta para venda em definitivo para outro clube. A proposta, no entanto, foi aceita pela diretoria.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Isso porque a ideia era ter Lucas Paquetá como um dos astros do Flamengo na disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa em 2025. Outro ponto que incomodou a diretoria foi o alto valor pedido pelos ingleses para a liberação da cessão, sendo que o contrato seria apenas de seis meses, mas poderia jogar menos, dependendo do desempenho que poderia leva-lo a ser convocado pelo técnico Dorival Júnior para a Seleção Brasileira.
Lucas Paquetá está no West Ham United desde 2022. Nesse meio tempo, disputou 84 partidas, marcou 13 gols, fez 14 assistências e totalizou 6443. Ele somou esses números, inclusive, disputando jogos da Liga Europa, Conference League, Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa. Além disso, entrou para a história do clube ao faturar o título da Conference League na temporada 2022/2023.