Botafogo: relembre a passagem de Martín Anselmi pelo Porto

Técnico foi demitido do clube lusitano após eliminação no Mundial de Clubes; argentino permaneceu por meia temporada na Europa
Martín Anselmi
Foto: Divulgação / X @FCPorto

O Botafogo anunciou a contratação do argentino Martín Anselmi, ex-Porto, como substituto do italiano Davide Ancelotti. O treinador, que tem 40 anos, ficou meia temporada na Europa.

O vínculo de Anselmi com a equipe portuguesa durou entre os dias 30 de janeiro e 23 de junho.  A saber, o treinador registrou dez vitórias, seis empates e cinco derrotas em um total de 21 jogos disputados.

Vale ressaltar que o argentino teve a oportunidade de comandar o Porto no Mundial de Clubes, na Europa League e no Campeonato Português.

Publicidade

Como foi a contratação de Martín Anselmi pelo Porto?

Martín Anselmi assumiu o comando do Porto como substituto de Vítor Bruno no meio da temporada 2024/25.  O clube lusitano queria um treinador jovem e determinado a conquistar bons resultados.

Por outro lado, Martín Anselmi teve passagens de destaque por Cruz Azul, do México, e Independiente Del Valle, do Equador. Pelo time equatoriano, o técnico venceu a Copa Sul-Americana e a Recopa, sendo o segundo torneio contra o Flamengo.

Sendo assim, o argentino conquistou o terceiro lugar do Campeonato Português, ficando atrás de Sporting e Benfica.  Já no Mundial de Clubes, o Porto acabou eliminado na fase de grupos, com dois empates, contra Palmeiras e Al-Ahly, e uma derrota para o Inter Miami, totalizando dois pontos.

“Esta temporada não correu bem. Não conseguimos alcançar nenhum dos objetivos do FC Porto. Temos de aproveitar o mercado para montar um bom plantel e corrigir alguns erros para atacarmos a próxima temporada”, revelou Anselmi após empate com o Al-Ahly.

O desempenho no torneio organizado pela Fifa não agradou à direção do Porto. Sendo assim, Martín Anselmi acabou demitido em meio aos protestos dos torcedores.

O esquema tático pode ter sido um obstáculo para o argentino em Portugal. Neste prisma, Martín Anselmi tentou implantar o 3-4-3 no Porto, o que não era habitual na equipe portuguesa.

 

 

 

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor