Antes de mais nada, Cléber Xavier foi anunciado nesta terça-feira,20 como auxiliar técnico da seleção da Venezuela. Ele será auxiliar de Oswaldo Vizcarrondo no próximo ciclo de Copa do Mundo. Desse modo, na apresentação, a Federação Venezuela de Futebol disse que a comissão técnica chega para o ciclo 2026-2034. Ex-técnico do Santos, e antigo auxiliar de Tite, o profissional volta ao trabalho após cinco meses fora do mercado.
Cleber Xavier anunciou a sua caminhada como técnico em 2025, e meses depois assumiu o Santos. O detalhe é que a experiência durou apenas 15 jogos no time paulista. O auxiliar estava livre desde agosto. O seu nome chegou a ser cogitado como auxiliar técnico de Tite no Cruzeiro, mas o treinador optou por outro caminho.
Vale lembrar que, recentemente, Tite foi procurado pela Federação Venezuelana de futebol para comandar o país no ciclo da Copa do Mundo de 2030. Além de Vizcarrondo e Cléber Xavier, a Venezuela anunciou o preparador de goleiros, Mario Marin, e o preparador físico Óscar Ortega.
Cléber Xavier estreia em março
“Xavier é um treinador brasileiro com mais de duas décadas de experiência no futebol de alto rendimento. Ele integrou comissões técnicas durante períodos de intensa competição em níveis continental e global, levando o Brasil à conquista da Copa América de 2019, além de duas classificações para a Copa do Mundo da Rússia em 2018 e do Catar em 2022. Em nível de clubes, conquistou dois títulos do Brasileirão, a Copa Libertadores, o Mundial de Clubes e a Recopa Sul-Americana com o Corinthians, enquanto com o Internacional de Porto Alegre venceu a Copa Sul-Americana em 2019”, destacou a Federação Venezuelana de Futebol na apresentação de Cléber Xavier.
Por fim, a primeira experiência de Cléber Xavier acontecerá na Data Fifa de março, quando a seleção da Venezuela deve fazer dois amistosos. Porém, o país ainda vive a expectativa de disputar um torneio organizado pela Fifa, durante o período da Copa do Mundo.


