Robson dos Santos Fernandes é um nome que passará a constar nos pesadelos da torcida do Palmeiras. Antes de mais nada, o Grêmio Novorizontino escreveu uma das páginas mais marcantes da sua história ao vencer o Verdão por 4 a 0, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Mais do que um simples triunfo, o resultado representou a maior derrota sofrida pelo clube alviverde desde que Abel Ferreira assumiu o comando técnico em 2020. O protagonista da noite foi, precisamente, Robson, com um hat-trick.
O atacante vive fase espetacular e confirmou o grande momento ao comandar a atuação do Tigre do Vale diante de um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro. Além disso, o camisa 11 é o artilheiro isolado do Paulistão, com seis gols marcados.
O número é duas vezes superior ao do segundo colocado na lista, Jhon Jhon, do Red Bull Bragantino, o que reforça o impacto de Robson na competição. Nas últimas três partidas, o atacante simplesmente voou.
Foram seis gols e uma assistência em apenas três partidas, desempenho decisivo para três vitórias consecutivas da equipe no Estadual. Com os seis gols já anotados, Robson vive o melhor início de temporada da carreira. O número, inclusive, iguala a quantidade de gols marcados por ele ao longo de toda a temporada de 2025, também defendendo o clube aurinegro.
Qual foi a temporada mais artilheira do atacante?
A temporada mais artilheira da carreira do atacante foi em 2021, quando vestia a camisa do Fortaleza. Naquele ano, Robson disputou 57 partidas, marcou 15 gols e distribuiu seis assistências, totalizando participação direta em 21 tentos.
Aos 34 anos, o jogador natural de Campinas também soma uma experiência internacional. Na temporada 2017/2018, defendeu o Bangkok United, da Tailândia. No time asiático, ele teve passagem bem-sucedida com 14 gols marcados em 31 jogos.
No entanto, foi no Coritiba que Robson deixou saudades. Em duas passagens pelo clube paranaense, o atacante disputou 151 partidas, marcou 48 gols e contribuiu ainda com 17 assistências. Por fim, a goleada sofrida pelo Palmeiras marcou um dado histórico negativo para Abel Ferreira.
Até então, o treinador português havia perdido por três gols de diferença contra Flamengo, Fortaleza e LDU Quito, mas nunca por quatro. Diante do Tigrão do Vale, a marca foi superada e não por razões que a torcida e o técnico queiram lembrar.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


