Antes de mais nada, o Santos enfrenta a Chapecoense nesta quarta-feira,28, às 20h (de Brasília), na Arena Condá. O Confronto marca a estreia das equipes na Série A do Campeonato Brasileiro. O Santos ainda não terá Neymar, que se recupera de cirurgia no joelho. A ideia do Peixe é preparar o atacante para a terceira rodada do Brasileirão.
Contudo, Neymar não será o único desfalque do Santos na estreia da competição. O técnico Juan Pablo Vojvoda tirou da viagem para Santa Catarina o zagueiro Adonis Frías, o lateral-direito Mayke e o atacante Gabigol. Gabriel Barbosa será preservado pela comissão técnica.
O jogador seguiu em Santos e faz trabalhos específicos durante o período em que o elenco principal está fora do estado. A ideia é preservar o jogador. Contudo, Gabigol não tem lesão e deve reaparecer no final de semana, no clássico com o São Paulo, pela 6ª rodada do Paulistão.
A ausência de Gabriel Barbosa faz parte do planejamento preparado por Juan Pablo Vojvoda. O treinador já tinha avisado que nos primeiros jogos da temporada de 2026, alguns dos principais atletas do elenco passariam por rodízio para evitar lesões.
Com as ausências, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve confirmar o Santos com Brazão; Igor Vinicius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vini Lira; João Schmidt, Gabriel Menino e Zé Rafael; Rollheiser, Barreal e Lautaro Diaz.
Ainda sobre Gabriel Barbosa, o jogador viveu uma temporada instável no Cruzeiro em 2025, onde marcou somente 13 gols ao longo do ano. Contudo, desde que retornou para o Santos, tenta também retomar o bom futebol. Até o momento, o jogador disputou 4 partidas e marcou dois gols.


