Flamengo sente impacto do planejamento e atravessa arranque negativo em 2026; veja os números

Entre Cariocão, Série A e Supercopa, Flamengo venceu apenas uma vez em 2026
Flamengo sente impacto do planejamento e atravessa arranque negativo em 2026; veja os números
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Não faltam reforços, o elenco é caro e de qualidade, e o treinador é altamente talentoso. O Flamengo teve um 2025 de sucesso, mas o futebol já mostrou, mais de uma vez, que o êxito é demasiado passageiro para se acreditar numa repetição automática da receita.

Atualmente, o Rubro-Negro atravessa uma fase complicada, uma das mais delicadas do seu tempo recente. O Mengão soma apenas uma vitória em sete partidas disputadas entre Campeonato Carioca, Série A do Campeonato Brasileiro e Supercopa.

Um número que chama a atenção e foge completamente ao padrão recente do clube. Em 2025, por exemplo, o início no Campeonato Carioca também não foi positivo, com três jogos consecutivos sem vencer.

Depois, no entanto, vieram quatro vitórias seguidas e a conquista da Supercopa do Brasil diante do Botafogo, por 3 a 1, num momento que parecia indicar uma virada de chave. No ano de 2024, foram necessários três meses para o Flamengo perder uma partida.

A derrota só aconteceu fora de casa, diante do Bolívar, pela Copa Libertadores da América, num contexto bem diferente do atual. Já em 28 de janeiro de 2023, o clube, após um bom início no Campeonato Carioca, com 3 vitórias e 2 empates, acabou frustrado na Supercopa, ao perder para o Palmeiras.

Na Supercopa do Brasil de 2022, nova decepção, desta vez frente ao Atlético-MG, apenas nos pênaltis. Ainda assim, o início de temporada foi positivo, com apenas um tropeço no Cariocão. Mesmo em 2021 e 2020, apresentaram oscilações, mas sempre com mais triunfos do que o cenário atual. Ou seja, desde o início da década de 2020, o Flamengo não enfrentava um arranque tão negativo.

Planejamento explica o mau início

Antes de tudo, a principal razão para este começo abaixo das expectativas passa, sobretudo, pelo planejamento. No início do Campeonato Carioca, o clube optou por utilizar maioritariamente atletas do Sub-20.

Depois, na partida diante do Vasco, única vitória até aqui, já surgiram vários nomes do elenco principal, num time misto. Na sequência, de forma natural, na Série A e na Supercopa do Brasil, Filipe Luís lançou os melhores jogadores disponíveis.

Ainda assim, o Flamengo voltou a perder, o que reforça a ideia de que a simples presença de atletas mais experientes não surtiu efeito imediato na equipe. Agora, o Rubro-Negro recebe o Internacional, já pela segunda rodada do Brasileirão. Para um time que ambiciona voltar a ser campeão, a perda de pontos neste início pode ter um peso significativo. A resposta, essa, será dada em campo, e em breve.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor