Romário: André Balada tem futuro definido após vexame do America
Antes da mais nada, o America, do presidente Romário, ainda tem chances remotas de classificação para a semifinal do Campeonato Carioca A2. O detalhe é que a sequência de sete jogos sem vitória fez o time despencar na tabela de classificação e trocar o favoritismo pela crise.
Nem mesmo nomes como André, Fabrício e Romarinho conseguiram recuperar a campanha da equipe.A derrota por 1 a 0 para o Olaria, no estádio Giulite Coutinho, no último domingo(22), pela 10ª rodada da Taça Santos Dumont derrubou o time para a 6ª colocação, com 12 pontos.
Para se classificar, o America precisa vencer o Americano fora de casa. Depois será necessário usar a calculadora pasa fazer contas. A primeira delas é torcer por duas derrotas do Audax. Depois ainda precisa que o Araruama seja derrotado pelo Petrópolis, na última rodada.
Com esse cenário, internamente, o clube não acredita mais na classificação e já iniciou o trabalho de planejamento para a disputa da Copa Rio. O America estreia na próxima quarta-feira(24), diante do Friburguense, fora de casa. Assim, a direção iniciou uma minuciosa análise do elenco com nomes devem seguir.
Contudo, alguns nomes seguem em debate. Para se ter noção, o atacante André Balada tem um salário que gira em torno de R$ 50 mil, por mês. O jogador marcou cinco gols nas três primeiras rodadas da Série A2, mas depois caiu de rendimento com o restante do elenco.
André é um jogador que merece atenção especial pelo alto salário, o maior do elenco. Além disso, as cifras são completamente fora da realidade da segunda divisão do futebol do Rio de Janeiro. O atacante de 33 anos tem contrato até 15 de novembro. A ideia inicial era renovar, após o acesso do America.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Mas com a eminente eliminação, o jogador não deve seguir para a disputada da Copa Rio. Vale lembrar que a competição dá vaga na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D, em 2025, aos finalistas. Mas o torneio não tem a mesma visibilidade da A2, e não desperta o mesmo interesse de patrocinadores e torcedores.
Contudo, Romário ainda não bateu o martelo em relação ao jogador. Em contrapartida, o estafe de André já analisa o mercado e vê com bons olhos a disputa das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro no segundo semestre. Internamente, se entende que o atacante dificilmente terá espaço em alguma equipe da primeira divisão.
Por outro lado, a Série D entrará na fase mata-mata, e os clubes ainda podem se reforçar. O mesmo acontece com a Série C se que está se encaminhando para a reta final da primeira fase. Por fim, clubes da Série B do Campeonato Brasileiro fizeram sondagens ao jogador logo nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca A2.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Certo é que o America entende que não pode seguir com um jogador com alto salário para a realidade do clube. André foi contratado para ser o grande nome do elenco, que poderia ter Romário em campo. Com o acesso praticamente descartado, o clube deve apostar em um grupo mais jovem para a Copa Rio.