O Xadrez dos Gigantes – Malhadinho vs Kuniev

Rafael Luna analisa os caminhos para o brasileiro retomar o caminho das vitórias contra o perigoso striker russo
Jornalista Rafael Luna analisa a luta entre Jailton Malhadinho e Rizvan Kuniev no UFC"
Foto: Reprodução / Instagram

O octógono do UFC Apex, em Las Vegas, será o palco de um duelo de estilos que define o futuro da categoria. De um lado, temos a elasticidade e o grappling sufocante do baiano Jailton “Malhadinho” Almeida. Por outro lado, enfrentamos a frieza russa e o kickboxing de elite de Rizvan Kuniev.

O Momento Decisivo de Malhadinho

Para Malhadinho, o combate de 7 de fevereiro não representa apenas mais uma luta, mas sim uma declaração de intenções. Inegavelmente, após figurar no top 10 e sofrer o tropeço contra Curtis Blaydes, o brasileiro sabe que a divisão dos pesados não perdoa a estagnação.

Com efeito, seu jogo permanece claro: o “double leg” explosivo seguido da transição rápida para as costas. Portanto, Malhadinho não entra no octógono apenas para vencer, mas para anular completamente o oxigênio do seu oponente através da pressão constante.

O Perigo que vem do Daguestão

Contudo, Rizvan Kuniev não deve ser encarado como um degrau fácil nesta jornada. O russo traz um histórico de resiliência e, principalmente, mãos pesadíssimas. Além disso, Kuniev possui a envergadura necessária para interceptar as entradas de queda com joelhadas ou ganchos curtos.

Consequentemente, para o brasileiro, o perigo mora exatamente no momento da aproximação. Se houver hesitação, o contra-ataque do russo pode ser fatal. Desse modo, a estratégia de Jailton precisa ser executada com precisão cirúrgica para evitar o combate na média distância.

As Chaves para a Vitória

O segredo para a vitória de Jailton está, acima de tudo, no controle do “timing”. Ele não pode se dar ao luxo de trocar golpes francos. Em vez disso, a estratégia deve focar em fintas de jab para encurtamento de distância e o uso inteligente da grade.

Enquanto isso, Kuniev tentará manter a luta no centro do cage, onde seu boxe consegue ditar o ritmo do confronto. Em suma, se Malhadinho impuser seu ritmo no primeiro round, o caminho para a finalização estará aberto. Caso a luta se estenda, o cenário passará a favorecer o volume de golpes do russo.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor