Marcelo Ryan mira título em liga especial no Japão, em seu segundo ano no F.C. Tokyo; entenda

J.League cria torneio comemorativo de 100 anos como parte da transição para o calendário europeu
Marcelo Ryan mira título em liga especial no Japão, em seu segundo ano no F.C. Tokyo; entenda
Foto: Divulgação/F.C. Tokyo

Antes de tudo, o futebol japonês inicia a temporada de 2026 com um formato diferente. Para marcar os 100 anos da primeira divisão, a J.League criou a Meiji Yasuda J.League 100 Year Vision League. Este torneio especial integra o processo de adaptação do calendário nacional ao modelo europeu, previsto para entrar em vigor a partir de agosto.

Atualmente, competição terá calendário mais curto e concentrado no primeiro semestre. Entre fevereiro e maio, os 20 clubes da elite se enfrentam em fase regional, divididos em dois grupos, leste e oeste, com jogos de ida e volta. Na sequência, a classificação final será definida em confrontos eliminatórios entre equipes que terminarem na mesma colocação em seus grupos.

O regulamento traz ajustes importantes. Empates na fase regional serão decididos diretamente nos pênaltis, sem prorrogação, e a pontuação varia conforme o resultado: três pontos para vitória no tempo normal, dois para vitória nos pênaltis e um ponto para derrota nas penalidades. O campeão garante vaga direta na AFC Champions League Elite 2026/27.

Nesse cenário, Marcelo Ryan iniciará seu segundo ano pelo F.C. Tokyo. No Japão desde 2022, o atacante brasileiro vê na competição especial uma oportunidade clara de título e classificação continental, ainda mais após a redução das vagas japonesas na principal competição da Ásia.

“Queremos ser campeões. Independente do formato que seja, se vai ser de 6 meses só, vamos entrar pra ser campeões e garantir a vaga para a ACL”, afirmou o atacante.

Marcelo Ryan tem histórico de boas atuações no futebol japonês?

Com passagem anterior pelo Yokohama F.C., Marcelo Ryan soma 106 jogos, 33 gols e oito assistências no futebol japonês. A identificação com o país pesou na decisão de renovar contrato com o F.C. Tokyo, mesmo após sondagens de clubes do Brasil e do México.

“Minha adaptação ao time e à cidade foi rápida e muito boa. A rapaziada toda me acolheu bem e fez com que eu me sentisse em casa o mais rápido possível. Foi um ano muito positivo, apesar das lesões que me tiraram de muitos jogos. Quando eu estive em campo, eu pude ajudar bastante o F.C. Tokyo na temporada”, disse Ryan.

Ademais, o atacante destacou o aspecto familiar na permanência no Japão. “É um país que eu e minha família estamos bem adaptados e gostamos bastante da vida aqui, e também é um lugar que já tenho meu nome feito. Por esses motivos, decidimos ficar”, completou. Por fim, a estreia do F.C. Tokyo na competição acontece na madrugada de sexta para sábado, à 1h (de Brasília), no Estádio de Tóquio, contra o Kashima Antlers.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor