Será um acréscimo. Sem dúvida alguma. Os números falam por si e podem dar um entendimento da valia de Jhon Arias para o Palmeiras na temporada de 2026. O investimento, claro, foi alto, mas em campo, o colombiano promete ser uma das grandes escolhas de Abel Ferreira nesta temporada.
Versátil, Jhon Arias pode atuar em ambos os lados do ataque. Com Paulinho, quando estiver recuperado, disputando espaço na outra ala, e a dupla Flaco López e Vitor Roque como referências ofensivas, o treinador terá diferentes alternativas para montar o setor ofensivo.
Nesse cenário, Abel Ferreira tende a reforçar o meio-campo com mais intensidade e poder de marcação. Marlon Freitas, Lucas Evangelista e Emiliano Martínez surgem como opções para equilibrar o time, garantindo proteção defensiva e saída qualificada.
Além disso, Arias também pode ser utilizado mais aberto e ofensivo, com Flaco López e Vitor Roque na frente, enquanto o meio-campo assume um perfil mais de contenção. Nomes como Allan, Andreas Pereira e Maurício se encaixam nesse modelo, oferecendo sustentação ao setor criativo.
Ainda mais, outra possibilidade é a formação de um trio móvel no ataque. Nesse desenho, Jhon Arias e Flaco López atuariam atrás de Vitor Roque, formando um triângulo dinâmico, com constante troca de posições. A movimentação tende a dificultar a marcação adversária e ampliar as opções ofensivas.
Independentemente do sistema, o colombiano chega para agregar criatividade, velocidade e capacidade de decisão no último terço. Seja nas pontas ou em funções mais centrais, ele amplia o repertório tático do Alviverde.
Qual foi a melhor temporada da carreira de Jhon Arias?
Do mesmo modo, Jhon Arias construiu suas melhores temporadas no Fluminense, onde se consolidou como um dos principais jogadores do futebol brasileiro. O auge aconteceu em 2022, quando marcou 16 gols e distribuiu 17 assistências em 62 partidas.
Além disso, nos últimos cinco anos, o atacante nunca teve menos de 15 participações diretas em gols por temporada. A regularidade reforça o perfil de atleta confiável para o time comandado por Abel Ferreira.
Por outro lado, em ano de Copa do Mundo, o desafio é ainda maior. Aos 28 anos, Arias busca disputar o seu primeiro Mundial pela Colômbia. Com 34 jogos e três gols pela seleção, ele sabe que uma boa primeira metade de 2026 será decisiva para garantir vaga no grupo.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal





