Antes de tudo, começa neste domingo,15, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no Carnaval do Rio de Janeiro. Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles serão divididos em três noites, entre domingo e terça-feira,17. Ao todo, 12 agremiações vão passar pela Marquês da Sapucaí.
Vale destacar que neste ano, o técnico da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti é um dos principais convidados para o Camarote mais famoso da passarela do samba do Rio de Janeiro. Aliás, o carnaval carioca é famoso por ter grande ligação com o futebol.
É comum ver jogadores, técnicos e dirigentes curtindo e desfilando pelas mais tradicionais escolas. Contudo, não é novidade quando o craque vira enredo e se torna peça principal na Marquês de Sapucaí. Segundo apuração da Agência RTI Esporte, pelo menos oito jogadores já foram homenageados por escolas de samba do Rio de Janeiro.
Garrincha foi enredo da Mangueira
O primeiro registro aconteceu no carnaval de 1980. Naquele ano, Garrincha, craque do Botafogo e Bicampeão do mundo foi homenageado pela Estação Primeira de Mangueira. A escola deu nome ao enredo “Mangueira Apresenta: Garrincha, A Alegria do Povo”. Naquele ano, a Mangueira terminou o carnaval na quarta colocação.
Roberto Dinamite e a explosão do gol
Desse modo, em 1989 foi a vez de Roberto Dinamite se tornar enredo do Carnaval Carioca. Ele foi homenageado pela Boêmios de Inhaúma no grupo de acesso com o enredo “Roberto Dinamite: A Explosão do Gol“. A escola acabou ficando com o quarto lugar.
Nilton Santos enredo na Vila Isabel
Já no carnaval de 2002, Nilton Santos foi enredo da Vila Isabel, que desfilou no grupo de acesso. A escola de Samba tirou nota máxima em quase todos os quesitos. Contudo, uma nota 9.3 tirou o acesso da escola que teve o enredo “Enciclopédia do Futebol”. Até hoje há quem garanta que essa nota foi modificada entre o desfile e a apuração. A polícia investigou o caso, mas não houve punição.
Ronaldo e Zico brilharam na Sapucaí
Assim, em 2003 foi a vez de Ronaldo Fenômeno ser homenageado pela Tradição. O enredo foi “O Brasil É Penta, o R é 9 – O Fenômeno Iluminado”. Porém, a escola foi apenas a 13ª colocada e se livrou do rebaixamento no grupo especial.
Em 2014 foi a vez de Zico, maior ídolo do Flamengo se tornar enredo na Imperatriz Leopoldinense. Com o enredo “Arthur X: o Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”, a imperatriz cometeu alguns erros e terminou na quinta colocação.
Desse modo, a Grande Rio homenageou a cidade de Santos no Carnaval de 2016, onde Pelé e Neymar surgiram como figuras importantes. No Carnaval da Intendente Magalhães, nas divisões de acesso, Túlio Maravilha foi enredo da Botafogo Samba Clube.
Por fim, Flamengo, Vasco e Fluminense também foram enredos de escolas de samba no ano dos seus centenários. Em 1995 a Estádio de Sá homenageou o Flamengo, em 1998 foi a vez da Unidos da Tijuca prestar homenagem ao Vasco, enquanto o Fluminense foi enredo da Rocinha em 2002. Em 2025 o Botafogo foi homenageado pela Botafogo Samba Clube.





