Racismo contra Vinícius Júnior: relembre os 11 jogos marcados por denúncias

O caso envolvendo o Benfica e o jogador Gianluca Prestianni deve gerar punições da UEFA. Entretanto, para Vinícius Júnior, trata-se de mais um capítulo de uma longa luta contra o racismo no futebol.
Foto: Reprodução/Real Madrid CF

Antes de tudo, o episódio de alegado racismo envolvendo Vinícius Júnior e o atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, no playoff da UEFA Champions League, não foi um fato isolado na carreira do brasileiro.

Com a acusação feita na partida diante da equipe Encarnada, no dia 17 de fevereiro, o atacante do Real Madrid chega a 11 jogos oficiais em que denunciou atos racistas. A partida ficou paralisada por cerca de oito minutos, após o árbitro acionar o protocolo antirracismo da UEFA.

Depois do confronto, Kylian Mbappé afirmou ter ouvido a palavra “mono” ser repetida pelo menos cinco vezes. No momento da ofensa, outros atletas estavam próximos da discussão. Arda Güler, que inclusive segurava Gianluca Prestianni no lance, e Eduardo Camavinga acompanharam de perto a situação.

Publicidade

Ambos lamentaram o episódio, ficaram naturalmente do lado do colega de equipe, porém optaram por não reproduzir publicamente as palavras que teriam sido ditas pelo atleta do Benfica. Do lado português, José Mourinho saiu em defesa do seu jogador e evitou alimentar a polêmica.

Já o Real Madrid divulgou que encaminhou todas as provas disponíveis para a investigação da UEFA. O time espanhol agradeceu, igualmente, o “respaldo unânime, apoio e carinho recebidos pelo jogador”. Ainda mais, os “blancos” prometem, ainda, “trabalhar para erradicar o racismo do futebol”.

Quais foram as outras partidas em que Vini Jr. terá sofrido racismo?

O histórico mostra que a relação entre Vinícius Júnior e episódios de racismo se arrasta há anos. Em 21 de maio de 2023, contra o Valencia CF, o brasileiro viveu um dos casos mais emblemáticos, que ganhou repercussão internacional.

Meses antes, em 19 de março de 2023, diante do FC Barcelona, e em 5 de março, contra o Real Betis, já havia registros de insultos. O mesmo ocorreu em 18 de fevereiro de 2023, frente ao CA Osasuna, e em 5 de fevereiro daquele ano, diante do RCD Mallorca.

Em 26 de janeiro de 2023 e 18 de setembro de 2022, contra o Atlético de Madrid, ele também denunciou comportamentos discriminatórios. A lista ainda inclui partidas frente ao Real Valladolid, em 30 de dezembro de 2022, e novamente contra o Mallorca, em 14 de março de 2022, além do duelo com o Barcelona, em 24 de outubro de 2021.

E os vídeos de torcedores que fizeram gestos racistas no Estádio?

Agora, o caso será analisado pela UEFA, que já nomeou equipe disciplinar. Além disso, vídeos de torcedores fazendo gestos racistas nas arquibancadas podem agravar eventuais punições ao Benfica, incluindo multas ou jogos com portões fechados.

Enquanto a investigação avança, Vinícius Júnior reafirma a postura adotada nos últimos anos. Ou seja, protagonista em campo, o brasileiro também se consolidou como uma das vozes mais firmes no combate ao racismo no futebol mundial.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor