Antes de tudo, Vasco e Fluminense se enfrentam às 18h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida das semifinais do Cariocão. A vaga na final será decidida em dois confrontos. A partida de volta está marcada para o Maracanã, no próximo fim de semana, dia 1º de março.
Em seguida, vale destacar que o Tricolor fez a melhor campanha na fase de classificação e terminou campeão da Taça Guanabara. Para chegar à semifinal, a equipe venceu o Bangu por 3 a 1, mesmo jogando com time misto. Nesse cenário, a equipe busca a oitava vitória em 2026. Desde 2020, foram 16 clássicos com oito vitórias do time de Laranjeiras, quatro empates e quatro derrotas.
Por outro lado, o Vasco busca chegar à decisão do Estadual após sete anos. Na última vez que decidiu o título foi em 2019, quando perdeu para o Flamengo. Contra o Fluminense, o retrospecto é de ter eliminado o rival na Copa do Brasil de 2025 na decisão por pênaltis, após uma vitória e uma derrota por diferença de um gol.
Como está escalado o Vasco?
O técnico Fernando Diniz promove ajustes na equipe. Paulo Henrique trabalhou entre os titulares, com Puma Rodríguez improvisado na esquerda. Sem Philippe Coutinho, que rescindiu contrato, Johan Rojas ganhou a vaga no meio. Thiago Mendes, com dores no joelho, fica de fora.
A formação do Vasco tem: Léo Jardim; Paulo Henrique, Saldívia, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Tchê Tchê e Rojas; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Claudio Spinelli. Estão fora Jair, Thiago Mendes (em recuperação) e Cuiabano, que aprimora a parte física.
Como está escalado o Fluminense?
Do outro lado do clássico, Luís Zubeldía retorna com força máxima. Samuel Xavier, Lucho Acosta e Serna voltam a ficar à disposição após iniciarem no banco no último compromisso. Cano, recuperado de cirurgia no joelho, treinou, mas não deve atuar por causa do gramado sintético.
Por fim, a escalação do Tricolor tem: Fábio; Samuel Xavier, Jennes, Freytes e Renê; Bernal, Martinelli e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e John Kennedy. O Fluminense não tem desfalques confirmados para o clássico.





