Os bastidores da contratação de Sebastián Beccacece como novo técnico do Equador
Antes de mais nada, Sebastián Beccacece é o novo técnico da Seleção Equatoriana. O treinador argentino era alvo antigo da Federação Equatoriana de Futebol (FEF). Isso porque chegou a ser cotado para o lugar de Gustavo Alfaro que deixou o cargo após a Copa do Mundo do Catar.
A Agência RTI Esporte apurou que Sebastián Beccacece não era a prioridade na FEF para substituir Félix Sánchez Blas, demitido após a equipe nacional ser eliminada nas quartas de final da Copa América.
Os principais nomes eram José Pékerman, Luiz Felipe Scolari, Marcelo Gallardo, Martín Demichelis e Martín Lasarte. Porém, as conversas não avançaram com nenhum dos treinadores que utilizaram justificavas diversas para recusar o convite.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O nome de Sebastián Beccacece, contudo, ganhou força e as negociações esquentaram após o treinador ficar sensibilizado com o projeto esportivo apresentado. O técnico conversou com o presidente Francisco Egas e o secretário geral Nicolás Solines.
A ideia é mudar a filosofia de jogo, e Sebastián Beccacece encaixa bem no perfil buscado: um profissional da “nova geração”, conhecedor do futebol sul-americano e conhecido por montar equipes equilibradas, com foco no ataque.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Ainda segundo apurou a reportagem, Sebastián Beccacece assinou contrato até junho de 2026. O argentino chega pressionado para classificar o Equador para a sua quinta Copa do Mundo. A seleção sul-americana jogou o torneio em 2002, 2006, 2014 e 2022.
Para este novo desafio, ele terá a companhia do seu time de confiança formado por quatro profissionais: os auxiliares Guillermo Marino e Matías Villavicencio, o preparador físico Luís Bonini e o treinador de goleiros José Ramírez.
O novo treinador, que estava no Elche, da Espanha, irá comandar a equipe contra o Brasil, dia 6 de setembro, no Estádio Couto Pereira, pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.