Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Flamengo: qual o desempenho de Tite em fases mata-mata?

Antes de mais nada, o Flamengo começa a decidir uma vaga na semifinal da Copa Libertadores da América, na próxima quinta-feira (19), no Maracanã. Diante do Peñarol, do Uruguai, o Rubro-Negro quer seguir com o sonho da conquista do tetracampeonato continental. E no banco de reservas, o time terá alguém acostumado com o peso e a responsabilidade de jogos mata-mata: o técnico Tite.

Copa do Mundo, Copa América, Mundial de Clubes, Copa Libertadores da América e Copa do Brasil. Esse é o currículo de Tite em fases eliminatórias. Mas, afinal, como foi o desempenho do técnico do Flamengo até aqui, em competições de mata-mata?  A Agência RTI Esporte fez um levantamento com o percentual de aproveitamento de Tite ao longo da carreira como treinador, em todos essas competições. Confira:

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Copa do Mundo

Tite comandou a Seleção Brasileira em duas edições da Copa do Mundo: na Rússia, em 2018, e no Catar, em 2022. Em ambas, o Brasil foi eliminado na fase de quartas de final. Para a Bélgica e a Croácia, respectivamente. Com isso, o aproveitamento do treinador na competição, em fases eliminatórias, foi de 50%.

Em quatro jogos disputados – oitavas de final (duas vezes) e quartas de final (duas vezes) -, Tite conseguiu a classificação em duas oportunidades. Em 2018, vitória sobre o México por 2 a 0. No Mundial seguinte, em 2022, goleada por 4 a 1 na Coréia do Sul. Nas eliminações, derrota para a Bélgica por 2 a 1, e contra a Croácia, empate em 1 a 1 ao fim da prorrogação e resultado negativo na disputa por pênaltis.

Copa América

As duas Copas América em que Tite esteve a frente da Seleção Brasileira, a competição foi disputada no Brasil. Em 2019, a equipe conquistou o título. Na edição de 2021, o vice-campeonato para a Argentina, no Maracanã. Com esses resultados, o aproveitamento do treinador na fase mata-mata do torneio foi de 83,3%. Foram cinco vitórias/classificações e uma derrota.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.
Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes foi uma competição em que Tite disputou apenas uma vez e venceu. Comandando a equipe do Corinthians, superou o Al Ahly (Egito) na semifinal e na decisão venceu o Chelsea (ING) por 1 a 0.

Copa Libertadores da América

Pelo Flamengo, Tite disputa sua nona edição de Copa Libertadores da América. Em 2012, conquistou o único título até aqui a frente do Corinthians. Nas demais edições em que chegou à fase mata-mata, o treinador rubro-negro tem no retrospecto as seguintes eliminações:

  • uma vez na semifinal (2002)
  • uma vez nas quartas de final (2003)
  • três vezes nas oitavas de final (2013, 2015 e 2016)

Vale ressaltar que a classificação diante do Bolívar, em 2024, encerrou uma série negativa de três edições sendo eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em caso de classificação diante do Peñarol vai, no mínimo, igualar a marca de 22 anos atrás alcançada com o Grêmio.

Dessa forma, o aproveitamento total de Tite na fase mata-mata da competição sul-americana é de 58,3%. No retrospecto, em 12 jogos disputados, o treinador conquistou sete classificações e foi eliminado em cinco oportunidades.

Copa do Brasil

Enquanto na Libertadores o Flamengo busca a vaga na fase semifinal, pela Copa do Brasil o objetivo já foi alcançado. Na competição, o técnico Tite já disputou 11 fases de mata-mata e chegou a oito classificações e três eliminações (uma delas a perda de um título).

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.