Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Conheça os integrantes da comissão técnica de Filipe Luís no Flamengo

Antes de mais nada, Filipe Luís, terá duas missões no Flamengo: manter o time no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro e conquistar a Copa do Brasil. A efetivação do ex-jogador rubro-negro vem agitando com os bastidores do Centro de Treinamento George Helal.

A Agência RTI Esporte apurou que o auxiliar Vinicius Bergantin e o analista de desempenho Bruno Baquete, remanescestes da antiga comissão técnica comandada por Tite, por exemplo, irão permanecer no clube. As trocas foram feitas com a anuência de Filipe Luís.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Nas últimas horas, por exemplo, a diretoria fez uma projeção para o restante da temporada, análise do elenco e jogadores das divisões de base. A comissão técnica foi avaliada e, por isso, dois profissionais foram mantidos pela diretoria.

O relatório diagnosticou que havia necessidade de mudança em algumas funções estratégicas, sobretudo, na preparação física. O ‘time de confiança’, expressão comum no futebol, foi formado por profissionais indicados pelo no treinador rubro-negro. A Agência RTI Esporte mostra quem é quem na estrutura montada por Filipe Luís.

Iván Palanco Santiago – Auxiliar Técnico

Antes de tudo, Iván Palanco Santiago é formado em Educação Física pela Universidade de Murcia. Além disso, o treinador espanhol de 44 anos é pós-graduado em gestão esportiva pela Universidade de Barcelona e Instituto Johan Cruyff.

Ao longo da carreira, o profissional foi assistente técnico em quatro clubes da primeira divisão do Japão: Tóquio Verdy, Cerezo Osaka, Shimizu S-Pulse e Vissel Kobe. Mesmo com a Licença Pro da UEFA, nunca comandou uma equipe profissional na carreira.

Responsável pelo planejamento estratégico junto a Filipe Luís, na sugestão de ideias estratégicas em função de cada adversário. Será o último filtro com o departamento de análise. Faz o planejamento do treino com o treinador e Márcio Torres.

Márcio Torres – Auxiliar Técnico

Novo auxiliar técnico do profissional do Flamengo, Márcio Torres volta a função após três anos. Em 2021, ele foi convidado por Rogério Ceni, então treinador rubro-negro, para trabalhar ao lado do francês Charles Hembert. Integrou a comissão técnica que venceu o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Campeonato Carioca (2021).

Com a demissão do treinador, Márcio Torres foi ‘rebaixado’ para ser auxiliar de Fábio Matias no Sub-20. Márcio Torres, além de conhecer bem às divisões de base, irá auxiliar Filipe Luís na análise de adversários e na montagem de treinamentos. O profissional é funcionário do clube desde 2014, quando foi contratado para ser preparador físico da equipe Sub-17.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.
Daniel Alegria – Auxiliar Técnico

Será o terceiro auxiliar técnico de Filipe Luís.  Está desde o Sub-17 com Filipe Luís. Trabalhou nas divisões de base do América-RN e Vitória das Tabocas. Participa dos planejamentos do treino, juntamente com os auxiliares Iván Palanco Santiago e Márcio Torres. É também responsável pela parte organizacional das atividades.

Vinicius Bergantin – Auxiliar Técnico

Aos 43 anos, Vinicius Bergantin é integrante da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Ao longo da carreira, comandou o Ituano, Inter de Limeira, Santo André, CSA, Retrô e Ferroviária. Mesmo com pouco tempo de profissão, ele já tem no currículo a conquista da terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 2021, com o Ituano.

Em junho, acabou sendo contratado pelo Flamengo a pedido do técnico Tite. Ele tem a Licença Pro, da CBF Academy, e é especialista em treinamentos defensivos e bolas. Como jogador, Vinícius Bergantin teve passagem destacada pelo Hannover 96, da Alemanha.

Diogo Linhares – Preparador Físico

Experiências no Al-Shabab, dos Emirados Árabes, Tianjin Quanjian, da China e Kashiwa Reysol do Japão. Será sua terceira passagem no Flamengo onde integrou a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. Além do Rubro-Negro, o preparador físico acompanhou o veterano no Sport Recife e Corinthians.

Aos 43 anos, Diogo Linhares será o responsável pelo o desenvolvimento dos planos individuais de prevenção e de força para cada jogador. Ponte entre estafe e o departamento médico chefiado por Márcio Tannure. Tudo será feito em conjunto com Iván Palanco.

Rogério Maia – Treinador de goleiros

Experiência em clubes como Atlético-MG, Vitória, Criciúma e Chapecoense. Além disso, integrou a comissão técnica que venceu para o Brasil a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Vinha integrando o departamento de futebol do Flamengo antes da demissão de Tite. Por isso, acabou sendo mantido por Filipe Luís.

Bruno Baquete – Analista de Desempenho

É mestre em análise de desempenho tático pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo da carreira, foi coordenador do Departamento de Análise de Desempenho do Athletico Paranaense e Vitória. Entre 2019 e 2024, trabalhou como analista da Seleção Brasileira. Está no Flamengo de março de 2024. Será o responsável pela preparação dos vídeos para jogadores e sobre os adversários.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.