Veja números da carreira de Zé Ricardo, novo treinador do Criciúma
Zé Ricardo foi o escolhido pela diretoria do Criciúma para assumir o comando técnico da equipe na temporada 2025. O principal desafio do novo treinador do Tigre será levar a equipe catarinense de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com passagens por Flamengo, Vasco e Botafogo, o comandante tem experiência no futebol do Oriente Médio. A Agência RTI Esporte traz um histórico do desempenho de Zé Ricardo ao longo da carreira como treinador profissional.
Flamengo
Depois de ser destacar como técnico das divisões de base do Flamengo, inclusive conquistando o título da Copa São Paulo de Futebol Jr. de 2016. Ele assumiu o time profissional interinamente em 2016 e, depois de dois meses, acabou efetivado. Em 88 jogos, venceu 48 partidas, e teve ainda 23 empates e 17 derrotas. Contudo, o bom retrospecto não segurou o treinador no cargo, depois de uma eliminação na Copa do Brasil e de uma série negativa no Campeonato Brasileiro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Vasco
Poucos dias após a demissão do Flamengo, Zé Ricardo recebeu e aceitou uma proposta do Vasco. Em quase um ano a frente do Gigante da Colina, o treinador este a beira do gramado em 50 partidas com um retrospecto de 23 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. O técnico voltou a assumir o comando do Cruzmaltino, em 2022. Dessa vez, porém, o trabalhou durou, apenas 25 partidas. Foram 12 vitórias, sete empates e seis derrotas, no período.
Botafogo
Em agosto de 2018, Zé Ricardo assumiu o comando do terceiro clube carioca: o Botafogo. Pelo Alvinegro, foram 39 partidas com 15 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Em pouco mais de oito meses de trabalho, o treinador viu o Glorioso ser eliminado na terceira fase da Copa do Brasil de 2019.
Fortaleza
Zé Ricardo assinou contrato Fortaleza em agosto de 2019, mas a passagem pela capital cearense foi de pouco mais de um mês. Sob o comando do treinador, o Leão do Pici teve um péssimo retrospecto. Em sete jogos disputados, a equipe conquistou, somente, uma vitória, além de dois empates e quatro derrotas.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Internacional
No Internacional, o cenário foi similar ao período em que esteve Fortaleza: poucos jogos e demissão em dois meses. Em 11 jogos pelo Colorado, Zé Ricardo teve um retrospecto de quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Ele chegou na reta final do Campeonato Brasileiro de 2019, mas os resultados ficaram abaixo das expectativas. Com isso, o clube gaúcho optou por não seguir com o treinador.
Qatar SC
No Qatar SC, Zé Ricardo teve sua primeira experiência fora do Brasil. No entanto, o desempenho não foi o esperado e ele deixou o comando da equipe do Oriente Médio depois de cinco jogos. Apesar da estreia com vitória na Copa do Catar, os resultados no campeonato nacional ficaram aquém do esperado. Em quatro jogos disputados, a equipe conseguiu somente um ponto e amargava a lanterna da competição.
Shimizu
Após a segunda passagem pelo Vasco, Zé Ricardo foi rumo a mais uma experiência internacional. No comando do Shimizu, do Japão, o treinador, mais uma vez, não teve o desempenho esperado. Em 28 partidas a frente da equipe, conquistou seis vitórias, além de 11 empates e 11 derrotas.
Diante desses resultados, Zé Ricardo não conseguiu evitar o rebaixamento do Shimizu à Segunda Divisão do Campeonato Japonês. Na temporada seguinte, o mau desempenho no campeonato de acesso persistiu e o técnico acabou demitido.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Cruzeiro
De volta ao futebol brasileiro, em 2023, Zé Ricardo chegou ao Cruzeiro na reta final do Campeonato Brasileiro. No entanto, os maus resultados seguiram na Raposa e, após 10 jogos, deixou o cargo. O treinador teve um retrospecto com três vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Goiás
No início de 2024, Zé Ricardo foi contratado pelo Goiás. No Campeonato Goiano, o clube esmeraldino foi eliminado nas quartas de final da competição. Na Copa Verde, repetiu o resultado e deixou o torneio regional depois de uma derrota e um empate contra o Vila Nova, seu maior rival. Diante disso, a diretoria do clube decidiu pela rescisão do vínculo.