Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Veja números da carreira de Cuca, novo técnico do Atlético-MG

O técnico Cuca retorna ao Atlético-MG para a quarta passagem pelo Galo na carreia. O treinador mais vencedor na história da equipe mineira é aguardado em Belo Horizonte nos primeiros dias do novo ano para assinar contrato até o fim da temporada 2025.

No entanto, Cuca tem trabalhos de destaque em diversos clubes do futebol brasileiro. Além do Atlético-MG, o treinador tem passagens por Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Coritba e Corinthians. A Agência RTI Esporte traz um resumo do desempenho do técnico ao longo da carreira.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
São Paulo

Cuca chegou ao São Paulo para comandar a equipe na temporada 2004. Em nove meses a frente da equipe, o treinador este a frente do time em 40 partidas, onde conquistou 21 vitórias, além de sete empates e 12 derrotas. No entanto, mesmo depois de chegar até às semifinais da Copa Libertadores da América, o comandante acabou demitido antes do fim do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Na segunda passagem pelo São Paulo, em 2019, Cuca não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Depois de um início complicado com a queda nas oitavas de final da Copa do Brasil, o time melhorou no Brasileirão. Porém, a sequência negativa de uma vitória em seis jogos, levou a demissão. Ao todo, o técnico esteve a beira do gramado em 23 jogos com nove vitórias, oito empates e seis derrotas.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Grêmio

Em 2004, Cuca desembarcou em Porto Alegre para um trabalho que terminou antes mesmo de ter algum resultado. Isso porque, o treinador levar o Grêmio longe na Copa Sul-Americana – eliminação na segunda fase. Além disso, a campanha no Campeonato Brasileiro ficou abaixo das expectativas. Dessa forma, fechou a passagem no Imortal após 11 jogos com três vitórias, um empate e sete derrotas.

Flamengo

Tanto em 2005, quanto em 2008, Cuca não ficou muito tempo no comando técnico do Flamengo. Nas duas passagens pelo Rubro-Negro, ele esteve a beira do gramado em 23 partidas. Dessa forma, deixou o clube com uma campanha total em que conquistou nove vitórias, oito empates e seis derrotas. Apesar do pouco tempo no clube, venceu o Campeonato Carioca de 2009.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
Coritiba

Pela segunda vez, Cuca assumia um clube de sua cidade natal. Depois de dirigir o Paraná, entre 2002 e 2003, aceitou o desafio no Coritiba, em 2005. No entanto, o retorno à capital paranaense não foi dos mais agradáveis. O treinador acabou demitido do Coxa, após 29 partidas. No período, teve o retrospecto de nove vitórias, oito empates e 12 derrotas.

Botafogo

De volta ao Rio de Janeiro, Cuca assumiu o Botafogo, onde conseguiu desenvolver um trabalho mais longo. No Alvinegro Carioca, o treinador esteve a beira do gramado em 97 partidas com 41 vitórias, 31 empates e 25 derrotas. O tempo a frente do Glorioso criou uma relação muito próxima com os torcedores.

Em entrevista recente, Cuca afirmou que o tempo no Botafogo foi o mais prazeroso e confessou que faltou um título para coroar o trabalho. Ele foi vice-campeão carioca, em 2007 e 2008, além de semifinalista da Copa do Brasil nesse dois anos e brigou pelo título brasileiro, em 2007.

Santos

Cuca retornou ao futebol de São Paulo, em meados de 2008, para comandar o Santos. Ele viria a treinar o Peixe em outras duas oportunidades: 2018 e 2021. Dessa forma, durante as três passagens do treinador pela Vila Belmiro, somou 91 partidas, em que venceu 32 jogos, empatou 28 e perdeu 31.

Fluminense

Depois de uma primeira passagem apagada pelo Fluminense, em 2008, Cuca retornou ao Tricolor Carioca, no ano seguinte, para fazer história em uma das reviravoltas mais improváveis do futebol brasileiro. O treinador assumiu a equipe faltando 15 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e na última colocação. À época, os estatísticos colocavam o clube de Laranjeiras com 99% de chances de rebaixamento.

Em uma arrancada improvável, o Fluminense garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, na última rodada, ao empatar com o Coritiba, fora de casa. O adversário acabou caindo para a Série B no ano do centenário. Além disso, Cuca levou o Tricolor Carioca à decisão da Copa Sul-Americana, daquela temporada.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.
Atlético-MG

Os números de Cuca no Atlético-MG são impressionantes. Ele é o técnico com maior números de títulos da história do clube e o que mais comandou o Galo em jogos do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele foi o responsável pela conquista mais importante do Alvinegro: a Copa Libertadores da América.

Contudo, as conquistas não pararam por aí. Em 2021, acrescentou mais dois títulos no comando do Atlético-MG: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Ao todo, o treinador esteve a frente do time em 229 jogos com 125 vitórias, 49 empates e 55 derrotas.

Palmeiras

Entre 2016 e 2017, Cuca esteve a frente do Palmeiras para o último trabalho com resultados expressivos na carreira, até o momento. Em 87 jogos, conquistou 45 vitórias, além 17 empates e 25 derrotas. Vale lembrar, ainda, que o técnico levou o Alviverde ao título do Campeonato Brasileiro de 2016.

Outros clubes

Por fim, Cuca comandou outras equipes do futebol brasileiro como Cruzeiro, Athletico, Criciúma, Goiás, Remo, Avaí e Inter de Limeira. Mais recentemente, acabou demitido do Corinthians, após dois jogos, devido às acusações de estupro contra uma adolescente, na Suíça, em 1987..

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.