Botafogo x Racing: saiba quem serão os árbitros das finais da Recopa
![Botafogo e Racing (ARG) decidem a Recopa Sul-Americana 2025](https://rtiesporte.com.br/wp-content/uploads/2024/12/recopa-sul-americana-conmebol-define-datas-dos-jogos-entre-botafogo-e-racing.jpg)
Antes de mais nada, a Conmebol divulgou nesta terça-feira,11, as equipes de arbitragem escaladas para os dois jogos decisivos da Recopa Sul-Americana, entre Botafogo e Racing-AR. Assim, os confronto serão comandados por Felipe González, do Chile e Jesus Valenzuela, da Venezuela.
Nesse sentido, é importante lembrar que o Botafogo garantiu vaga para disputar o título por ser o atual campeão da Libertadores da América. Já que o Glorioso venceu o Atlético-MG na final em Buenos Aires. Por outro lado, o Racing, Campeão da Sul-Americana bateu o Cruzeiro no Paraguai.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Portanto, o primeiro confronto será disputado no El Cilindro, estádio do Racing, no dia 20 de fevereiro. Assim, o confronto terá a arbitragem de Felipe González, do Chile. Por outro lado, no jogo da volta, no estádio Nilton Santos, o árbitro será Jesús Valenzuela, da Venezuela.
Nesse meio tempo o profissional de 41 anos, é visto pela Conmebol como o melhor árbitro da América do Sul em atividade. Nesse sentido é importante lembrar que ele apitou recentemente a final do Mundial de Clubes entre Real Madrid e Pachuca.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Além disso, ele tem no currículo outras partidas importantes como a semifinal da Libertadores da América de 2024, quando o Atlético-MG venceu o River Plate por 3 a 0. Assim, é bom lembrar que Jesús Valenzuela também esteve na Copa de 2022, quando apitou França 3 x 0 Polônia, e Estados Unidos 0 x 0 Inglaterra.
Por fim, essa será a segunda vez do venezuelano na decisão da Recopa Sul-Americana. Assim, vale recordar que ele apitou Palmeiras 2 x Athletico-PR em 2022.
Vejas as escalas completas
Jogo 1
Árbitro: Felipe González (CHI)
Assistente 1: José Retamal (CHI)
Assistente 2: Miguel Rocha (CHI)
4º árbitro: Augusto Aragón (EQU)
5º árbitro: Ricardo Baren (EQU)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
AVAR 1: Edson Cisternas (CHI)
AVAR 2: Benjamín Saravia (CHI)
AVAR 3: Francisco Gilabert (CHI)
Assessor internacional: Jorge Mercado (PAR)
Quality manager: Juan Daniel Cardellino (URU)
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Jogo 2
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
4º árbitro: Gery Vargas (BOL)
5º árbitro: José Antelo (BOL)
VAR: Juan Soto (VEN)
AVAR 1: Alexander Guzmán (COL)
AVAR 2: Leonard Mosquera (COL)
AVAR 3: Jhon Perdomo (COL)
Assessor internacional: Abraham González (COL)
Quality manager: Luis Geovanny Vera (EQU)