Leandro Damião, ex-Internacional, Flamengo e Seleção Brasileira, anuncia aposentadoria Jogador teve sua última experiência pelo Coritiba, em 2024

Antes de mais nada, o atacante Leandro Damião anunciou a sua aposentadoria do futebol nesta sexta-feira, 11. O agora ex-jogador, que tem 35 anos, teve a sua última experiência no futebol defendendo o Coritiba, em 2024. Damião passou por grandes clubes do futebol brasileiro, dentre eles o Flamengo. Além disso, o jogador também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Leandro Damião ficou conhecido por não ter defendido clubes nas categorias de base. O jogador foi descoberto na várzea, em Santa Catarina, e estreou como profissional no Atlético Ibirama. A nível nacional passou a se destacar em 2009, com a camisa do Internacional. Foram 11 gols em 11 jogos naquela ocasião.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Foram cinco anos pelo Colocado, aonde conquistou, dentre outros títulos, a Copa Libertadores de 2010. No ano seguinte, passou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas não disputou a Copa América. Em 2014 chegou ao Santos e, na temporada seguinte, defendeu o Cruzeiro.
A primeira oportunidade fora do Brasil foi em 2016, quando fez apenas três jogos pelo Real Betis, da Espanha, sem grande destaque. Naquele mesmo ano, Leandro Damião voltou ao futebol brasileiro para jogar pelo Flamengo, aonde teve duas temporadas bastante consistentes e foi campeão carioca.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Após deixar o rubro-negro, ainda teve mais duas temporadas pelo Internacional, desta vez sem títulos, até ser contratado pelo Kawasaki Frontale, do Japão. Aliás, em cinco temporadas pelo clube japonês, foi duas vezes campeão japonês, da Supercopa do Japão e também conquistou a Copa da Liga japonesa.
Por fim, em 2024, Leandro Damião defendeu o Coritiba na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Foram 16 jogos, três gols e uma assistência. Desde que deixou o clube, o jogador não ganhou novas oportunidades e optou pela aposentadoria.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Veja a nota de Leandro Damião na íntegra:
Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. Hoje, me despeço do futebol. Um sonho de menino que virou realidade. Com o apoio incansável do meu pai, da minha família, e com muita dedicação, consegui alcançar aquilo que parecia tão distante: ser jogador de futebol.
Ficam os amigos, o carinho das torcidas, o respeito pelos clubes que defendi e, acima de tudo, a gratidão. Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor.