Tata Martino recusa investida do Santos; César Sampaio fica até derby contra o São Paulo Ex-jogador estreou no comando do time com vitória sobre o Atlético-MG

Antes de mais nada, Gerardo Martino, o Tata, técnico que comandou Neymar no Barcelona, da Espanha, procurou o presidente Marcelo Teixeira para dizer que não ficou interessado no projeto esportivo do Santos. O argentino avaliará outros convites para voltar a trabalhar em 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que o Santos sabia da enorme dificuldade, mas decidiu conversar com Tata Martino nome unânime entre dirigentes, torcedores e com aprovação do estafe de Neymar. O técnico de 62 anos pediu tempo para avaliar o cenário, mas a descartou o convite.
O Santos chegou a sinalizar à Tata Martino a possibilidade de ofertar um salário de R$ 1,2 milhão e bonificações em caso de título. Além disso, o clube deu garantias de que o treinador teria os reforços necessários para mudar o patamar do elenco.
Apesar disso, o técnico, que comandou Lionel Messi no Inter Miami de 2023 a 2024, se mostrou pouco empolgado com a possibilidade. Sem Tata Martino, o Santos manterá César Sampaio, integrante da comissão técnica permanente, até o derby contra o São Paulo.
Ainda segundo apurou a reportagem, a postura do treinador agradou diretoria e jogadores, principalmente pela vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, na Vila Belmiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro Praiano, porém, prioriza um técnico com mais ‘casca’ para à sequência da temporada.
Na última semana, Pedro Martins, CEO do futebol do Santos, se posicionou contra a contratação de um ‘medalhão’. No entendimento do chefe do departamento de futebol alvinegro, o futuro treinador precisa, antes de mais nada, se enquadrar na realidade financeira do clube.
Quem já recusou o convite do Santos?
Antes de mais nada, Pedro Caixinha foi demitido no último dia após derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão. Desde então, o Santos conversou oficialmente com Dorival Júnior, Tite e Jorge Sampaoli.
Tata Martino, portanto, se tornou o quarto técnico a dizer ‘não’ à diretoria alvinegra. Agora, o clube volta suas atenções ao mercado da bola. Fernando Diniz, Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes são nomes que estão na pauta do Santos.