Renato Paiva ainda busca melhor rendimento do setor defensivo do Botafogo Glorioso tem dado muito espaço para os times adversários

Anunciado pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro, o técnico português Renato Paiva está próximo de completar dois meses no clube. Nesse período, o treinador teve pelo menos um mês apenas para trabalhar a equipe e agora vem numa sequência de seis jogos. Em alguns pontos, Renato Paiva ainda precisa apresentar uma evolução no jeito do Botafogo jogar.
Antes de mais nada, uma das principais críticas em cima do trabalho de Renato Paiva neste início está com relação ao sistema defensivo do Botafogo. Sem Bastos, que segue entregue ao Departamento Médico, o treinador português consolidou sua dupla defensiva com Jair Cunha e Alexander Barboza. A preocupação é com os espaços deixados na linha de marcação do alvinegro.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Em todos os jogos do Botafogo sob o comando de Renato Paiva até o momento, a equipe teve dificuldades no campo defensivo e proporcionou liberdade para os atacantes adversários. Em algumas partidas, como diante da Universidad de Chile, Red Bull Bragantino e São Paulo, isso acabou resultado em gols dos adversários.
Na Libertadores, Barboza ficou sozinho com dois atacantes da LaU e Lucas Di Yorio acabou marcando. Contra o Bragantino, Eduardo Sasha apareceu sozinho na área para escorar cruzamento e marcar. O mesmo aconteceu com o São Paulo, desta vez em passe de Ferreirinha e gol de André Silva.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A parte defensiva não está apenas sob responsabilidade dos dois zagueiros. Os laterais e os volantes também entram nessa conta. Aliás, Paiva chegou até a fazer uma mudança contra o São Paulo e lançou Cuiabano como titular ao invés de Alex Telles. Na direita, o treinador já tentou Mateo Ponte, que dá muita opção ofensiva ao Botafogo, mas deixa a desejar no setor defensivo.
Com relação aos volantes, a dupla formada por Gregore e Marlon Freitas está consolidada desde a temporada passada. Apesar disso, Renato Paiva já buscou outras opções como Patrick de Paula e Allan. Danilo Barbosa voltou a ser relacionado após lesão, mas não chegou a ser utilizado pelo treinador português.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por fim, mais uma vez o sistema defensivo do Botafogo vai estar em prova no próximo domingo, 20. O Glorioso vai até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Sob o comando de Renato Paiva, o Botafogo fez três jogos longe do Nilton Santos, um empate e duas derrotas.