Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Mano Menezes no Grêmio: Relembre como foram as últimas estreias do treinador O treinador gaúcho é a prioridade da diretoria gremista para substituir Gustavo Quinteros

Primeiramente, a possível volta de Mano Menezes ao Grêmio, após a saída de Gustavo Quinteros, promete agitar os bastidores do futebol gaúcho. Caso sua contratação seja oficializada, o treinador fará sua segunda passagem pelo clube tricolor, mas sua trajetória no futebol brasileiro já é rica em estreias marcantes.

Mano Menezes, de 62 anos, ex-zagueiro, tem uma longa carreira, e suas estreias, em clubes e seleções, refletem sua competência e adaptabilidade. A primeira vez em que comandou o Grêmio foi em 2005, foi contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho, que terminou com o placar de 0 x 0. A campanha vitória pela Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano começou com derrota por 2 x 1 para o Gama.

Publicidade

Entretanto, o trabalho de Mano à frente do Imortal Tricolor foi fundamental para a recuperação do time, culminando na conquista da Série B e, posteriormente, na ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro. No total foram 95 jogos (2005-2007), com 45 vitórias, 16 empates e 34 derrotas.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

Em 2008, Mano iniciou sua trajetória no Corinthians com uma vitória convincente de 3 a 0 sobre o Guarani, no Campeonato Paulista. Essa estreia foi apenas o começo de uma fase vitoriosa no clube, que culminaria em títulos importantes, incluindo o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. No ano seguinte, comandou o Alvinegro na campanha invicta do Paulistão.

A estreia de Mano Menezes na Seleção Brasileira, em 2010, foi também um momento significativo. O Brasil derrotou os Estados Unidos por 2 a 0 em um amistoso, o que marcou o início de uma era na seleção, que visava renovação e novas ideias de jogo. Pelo Timão, Mano conquistou 42 vitórias, 16 empates e perdeu 10 dos 68 jogos.

Publicidade

Em sua passagem pelo Flamengo, em 2013, Mano estreou com um empate de 2 a 2 contra o Coritiba, no Campeonato Brasileiro. Apesar de ser uma estreia sem vitória, o trabalho subsequente consolidou Mano como um técnico experiente no futebol brasileiro, mesmo com altos e baixos. Foram apenas 27 jogos com 13 vitórias, seis empates e oito derrotas.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Já no seu retorno ao Corinthians, em 2014, Mano teve uma estreia vitoriosa contra a Portuguesa, vencendo por 2 a 1 no Paulistão. Esse resultado deu um alicerce para mais uma temporada vitoriosa no clube, com títulos importantes, como o Campeonato Paulista. Ele acumulou 31 vitórias, 15 empates e 15 derrotas.

Outro momento marcante, em 2015, Mano fez sua estreia no comando do Cruzeiro com uma goleada impressionante por 5 a 1 sobre o Figueirense, no Campeonato Brasileiro. Esse resultado reforçou a sua imagem como treinador de clubes de grande porte. Sua passagem durou apenas 16 jogos com oito vitórias, seis empates e duas derrotas.

Em 2016, após dirigir o Shandong Luneng, da China, sua estreia no Cruzeiro foi em uma derrota para o Santos por 2 a 0, um revés que foi superado rapidamente com boas campanhas e mais títulos conquistados. Em 2017 chegou a uma série invicta de mais de 20 jogos, mas caiu de produção, perdendo a final do Campeonato Mineiro.

Apesar do vice-campeonato estadual, queda na Sul-Americana na primeira fase, Mano se sagrou campeão com o Cruzeiro na Copa do Brasil, sendo este o quinto título da Raposa na competição nacional. A decisão foi contra o Flamengo, batido nos pênaltis por 5 x 3, após empate por 0 x 0, no Mineirão.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.

Depois seguiram as trajetórias com uma vitória de 2 a 1 sobre o Goiás, no Palmeiras, em 2019. Em 2020, estreou no Bahia com uma vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-GO. No Internacional, em 2022, teve uma derrota por 1 a 0 para o Fluminense, mas seguiu com o time. No Corinthians, em 2023, perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza, em sua estreia na Copa do Brasil.

Por fim, sua mais recente estreia foi no Fluminense, em 2024, com um empate de 1 a 1 contra o Internacional, continuando sua trajetória de bons resultados. Se retornar ao Grêmio, sua experiência gera grandes expectativas. No total, foram 47 jogos, 20 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet