Raphinha é o brasileiro com mais gols e assistências nas grandes ligas da Europa Saiba quem são os outros jogadores do “top 10” do “Big Five”

Antes de mais nada, é importante deixar claro: nenhum jogador brasileiro nas cinco principais ligas do futebol europeu produziu tanto quanto Raphinha, do Barcelona. Capitão da equipe catalã, que lidera a atual edição de LaLiga, o atacante é o quarto maior artilheiro da competição, com 15 gols marcados.
Além disso, soma nove assistências — o segundo maior número nesse quesito, atrás apenas do prodígio e companheiro de equipe Lamine Yamal. Com esses números, Raphinha se consolida como o principal destaque brasileiro nas ligas europeias de elite que estão a entrar na fase de todas as decisões.
Na segunda colocação do ranking elaborado pela Agência RTI Esporte, aparece Matheus Cunha, do Wolverhampton. Na Premier League, o atacante ocupa a nona posição entre os artilheiros, com 14 gols, além de ter contribuído com duas assistências.
Vini Jr e Rodrygo
Antes de tudo, pódio é fechado por Vini Jr, do Real Madrid. Apesar de não viver uma de suas temporadas mais produtivas, o camisa 7 já balançou as redes 11 vezes e distribuiu cinco assistências. Ainda entre os destaques do Real Madrid, Rodrygo também figura entre os dez primeiros. O atacante acumula seis gols e cinco assistências, ocupando a décima posição na lista.
João Pedro e Evanílson
No quarto lugar do levantamento aparece João Pedro, do Brighton. O brasileiro é o 16º maior artilheiro da Premier League, com 10 gols marcados e seis assistências, números que reforçam sua regularidade na temporada inglesa. Da mesma forma, outros nomes que integram o top 10 são: Evanilson, do Bournemouth, com nove gols; Rodrigo Muniz, do Fulham, com oito gols e uma assistência; e Gabriel Martinelli, do Arsenal, autor de sete gols e quatro assistências.
Andrey Santos e Luís Henrique
Na Ligue 1, da França, o brasileiro com melhor desempenho em gols e assistências é Andrey Santos, do Strasbourg. O meio-campista aparece na 14ª colocação entre os goleadores da liga, com nove gols e três assistências, ocupando, assim, o quinto lugar no ranking geral da análise. Também na França, Luís Henrique, do Olympique de Marselha, aparece em oitavo lugar com sete gols marcados. Além disso, o ex-atacante do Botafogo totalizou cinco assistências, reafirmando sua relevância na temporada do clube.
Top 10 | Golos (G)/Assistências (A) | “Big Five” da Europa
- Raphinha (Barcelona): 15 gols/ 9 assistências
- Matheus Cunha (Wolverhampton): 14 gols/ 4 assistências
- Vinicius Jr. (Real Madrid): 1 gol/ 5 assistências
- João Pedro (Brighton): 10 gols/ 6 assistências
- Andrey Santos (Strasbourg): 9 gols/ 3 assistências
- Evanilson (Bournemouth): 9 gols
- Rodrigo Muniz (Fulham): 8 gols/1 assistência
- Luís Henrique (Olympique de Marselha): 7 gols/ 5 assistências
- Gabriel Martinelli (Arsenal): 7 gols/ 4 assistências
- Rodrygo (Real Madrid): 6 gols/ 5 assistências
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal