Gols, assistências e protagonismo: Ferreira vive momento especial no São Paulo Atacante soma cinco gols e duas assistências em quatro jogos e mira números superiores aos da sua melhor temporada

Antes de mais nada, Ferreira, atacante do São Paulo, atravessa uma fase que está entre as melhores de sua carreira. O jogador de 27 anos soma cinco gols e duas assistências nas últimas quatro partidas. Ele balançou as redes duas vezes contra o Alianza Lima, pela Copa Libertadores da América, e marcou em três jogos seguidos da Série A do Campeonato Brasileiro: Cruzeiro (1 a 1), Botafogo (2 a 2) e Santos (2 a 1).
Somente em 2021, quando vestia a camisa do Grêmio, Ferreirinha — como também é conhecido no meio esportivo — alcançou um desempenho superior. Na época, entre partidas da Copa Sul-Americana e do Campeonato Gaúcho, conseguiu sua melhor sequência como profissional: seis gols e três assistências em cinco jogos. No entanto, é importante ressaltar que o nível de dificuldade destes torneios é inferior ao atual.
Sob o mesmo ponto de vista, foi justamente naquela temporada de 2021 que o atacante teve seus números mais expressivos: 14 gols e 13 assistências em 52 jogos pelo clube de Porto Alegre. Já com a camisa do Tricolor paulista, o camisa 11 soma 13 gols em 65 partidas oficiais. Do mesmo modo, em outras épocas, houve também bons momentos individuais, mas nenhum comparável ao atual.
Em 2024, já no emblema de São Paulo, Ferreira já teve uma sequência de sete jogos com cinco gols marcados. Já em 2023, ainda no Grêmio, foram três gols em cinco partidas. No ano de 2022, por outro lado, não houve nenhuma série semelhante por parte do atacante. Assim, considerando o atual momento e a consistência nas atuações, é possível que Ferreira supere seus números de 2024 e, se mantiver o ritmo, registre sua melhor temporada desde os tempos no Imortal Tricolor, em 2021.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal