Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Vinícius Júnior pode ser suspenso pela FIFA? Saiba detalhes Empresa ligada ao craque é acusada de aquisição irregular de clube brasileiro, denuncia jornalista italiano

Antes de mais nada, a FIFA abriu uma investigação contra Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira. O jogador seria personagem principal de uma possível violação dos regulamentos da Fifa. De acordo coma entidade máxima do futebol, jogadores em atividade são proibidos de terem participação na propriedade de clubes de futebol. O caso pode levar a uma suspensão de até dois anos ao craque de 24 anos.

Assim, segundo o jornalista italiano Gianluca Di Marzio, a Fifa recebeu uma queixa formal da empresa brasileira Tiberis Holding. O documento o acusa de envolvimento irregular na aquisição do Athletic Club de São João del Rei, de Minas Gerais, recém-promovido à Série B do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Desse modo, a denúncia aponta que a empresa ALL Agenciamento Desportivo, da qual Vinícius Júnior é sócio ao lado do pai, Vinícius José Paixão de Oliveira, e do empresário Thassilo Soares, tem adquirido participação em diversos clubes — o que configuraria conflito de interesses com a carreira ativa do jogador.

A Tiberis, que detinha 16,5% do clube mineiro, afirma ter sido forçada a vender sua parte à empresa ligada ao atacante, num processo descrito como uma “aquisição hostil”. De maneira idêntica, a base da queixa se sustenta no artigo 20 do Código de Ética da FIFA.

Isso porque o artigo 22 do Código de Justiça Desportiva da Real Federação Espanhola de Futebol proibe atletas em atividade de possuírem, direta ou indiretamente, clubes profissionais — mesmo que o conflito de interesses seja apenas potencial.

Publicidade

Quanto custou a compra do Alverca, de Portugal?

Além do Athletic Club, de Minas Gerais, Vinícius Júnior também é proprietário do Alverca, clube português que disputa a Liga 2. A aquisição do clube lusitano acabou sendo realizada em fevereiro deste ano, por um valor estimado em 10 milhões de euros.

Por fim, se for considerado culpado, o jogador do Real Madrid poderá ser multado e até suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol por até dois anos. Esse cenário, aliás, seria um duro golpe à sua carreira como um dos melhores futebolistas do planeta e nas vésperas da Copa do Mundo de 2026.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet