Marquinhos, Richarlison, Antony e mais: Saiba quais os brasileiros que podem vencer nas competições europeias Veja quem são os representantes do Brasil nas semifinais da Champions, Europa League e Conference League

Antes de tudo, com as semifinais das principais competições europeias prestes a começar, diversos jogadores brasileiros ainda estão na corrida para conquistar títulos internacionais de clubes no continente. Na Champions League, Europa League e Conference League, há representantes do futebol canarinho espalhados por grandes clubes que buscam levantar troféus importantes — o que garante, desde já, presenças brasileiras em todas as finais marcadas para maio. A seguir, confira quem ainda pode fazer história por seu time e pelo Brasil nos gramados da Europa.
Presença garantida na final da Champions League
Na Liga dos Campeões, o sonho do título europeu permanece vivo para vários brasileiros. As semifinais começam a ser disputadas no dia 29 de abril, quando Arsenal e Paris Saint-Germain se enfrentam em Londres. Do lado inglês, o goleiro Neto, o zagueiro Gabriel Magalhães e o atacante Gabriel Martinelli representam o Brasil. Do lado francês, os zagueiros Lucas Beraldo e Marquinhos também levam a bandeira verde e amarela para o campo.
Já no dia 30, é a vez de Barcelona e Internazionale duelarem pelo outro lugar na final. O atacante Raphinha, grande destaque do torneio com 12 gols marcados e sete assistências — marca que nenhum outro jogador atingiu nesta edição —, comanda o setor ofensivo do time catalão. Pela equipe italiana, o zagueiro Carlos Augusto completa a lista de brasileiros em campo. Com representantes dos dois lados das semifinais, é certo que o Brasil estará na final de Munique.
Europa League com apenas dois brasileiros na disputa
Na Liga Europa, a presença brasileira é mais discreta, mas ainda assim relevante. Apenas dois jogadores do país seguem vivos na competição. O atacante Richarlison defende o Tottenham, que enfrenta o Bodo/Glimt nas semifinais. Na outra chave, o Manchester United enfrenta o Athletic Bilbao. O volante Casemiro será o único representante do Brasil no confronto. As partidas de ida das semifinais da Europa League estão marcadas para o dia 1º de maio, e apenas um confronto poderá garantir a presença de brasileiros na final.
Trio brasileiro em busca da Conference League
A Conference League também contará com a presença de atletas brasileiros nas semifinais. No duelo entre Real Betis e Fiorentina, três jogadores do Brasil estarão em campo. O zagueiro Natan e o atacante Antony atuam pelos espanhóis, enquanto o zagueiro Dodô defende as cores da equipe italiana.
Já no confronto entre Chelsea e Djurgarden, nenhum brasileiro estará envolvido. Com isso, a final da Conference League também terá ao menos um representante do futebol brasileiro, uma vez que o vencedor entre Betis e Fiorentina estará garantido no jogo decisivo.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal