Candidatura oficial: Rio e Niterói disputam sede conjunta do Pan-Americano de 2031 Cidades disputam com Assunção, capital do Paraguai

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói oficializaram, nesta semana, a candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O dossiê, enviado na quarta-feira (30), à Panam Sports, entidade que organiza as competições, teve sua aceitação confirmada nesta quinta-feira (1º), tornando a candidatura brasileira oficial.
A proposta orçamentária prevê investimento de R$ 667,5 milhões, com uso majoritário de estruturas já existentes — como o Parque Olímpico da Barra e o Parque Aquático Maria Lenk, ambos utilizados em eventos anteriores como os Jogos Pan de 2007 e a Olimpíada de 2016. A disputa será contra Assunção, no Paraguai, única outra cidade candidata até o momento. A decisão será conhecida no mês de agosto deste ano.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
“Temos um grande desafio pela frente. Assunção trabalhou com antecedência, mas o Rio é irresistível. A cidade está pronta, com equipamentos prontos e baixo investimento necessário”, declarou o prefeito Eduardo Paes. Ele destacou ainda que eventos esportivos de grande porte funcionam como catalisadores para transformações urbanas. “A Olimpíada nos permitiu sonhar grande e realizar obras que talvez não acontecessem sem essa provocação.”
A vila pan-americana será construída na região do Porto Maravilha e contará com mais de 2 mil unidades habitacionais. Já o surfe será sediado em Itacoatiara, em Niterói. O Estádio Nilton Santos, o Engenhão, será o palco das provas de atletismo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O projeto é sustentado por três pilares: desenvolvimento de talentos esportivos, qualificação de profissionais do setor e aproveitamento do legado de edições anteriores. A carta de compromisso conta com assinaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Cláudio Castro, além dos prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antônio La Porta.
As competições acontecerão em cinco zonas: Deodoro, Barra da Tijuca, Porto Maravilha, Copacabana e Niterói. Aliás, entre os locais previstos estão o Maracanã, o Riocentro, o Forte de Copacabana, a Escola de Educação Física do Exército e o Estádio de Remo da Lagoa.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por fim, a candidatura marca a tentativa de trazer de volta ao Brasil um dos maiores eventos esportivos das Américas. O Rio já sediou o Pan em 2007, enquanto São Paulo recebeu os jogos em 1963. Se escolhidas, Rio e Niterói voltam ao centro do calendário esportivo internacional em 2031.