Quem é Matheus Saldanha? Ex-atacante do Bahia brilha na Hungria e supera Harry Kane Brasileiro é o maior astro do Ferencváros

Antes de tudo, Matheus Saldanha é um nome pouco conhecido no Brasil mas que está dando o que falar no futebol europeu. Atuando pelo Ferencváros, da Hungria, o atacante revelado pelo Bahia, vive grande fase. Agora tem até o respaldo das estatísticas globais para comprovar seu desempenho.
De acordo com um estudo do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), Matheus Saldanha é o 9º jogador com mais participações diretas em gols por 90 minutos entre as 50 principais ligas do mundo.
Com média de 1,21 gols mais assistências por jogo, o brasileiro aparece à frente de nomes como Harry Kane (1,16) e próximo de estrelas como Mohamed Salah (1,25) e Xherdan Shaqiri (1,21). No topo da lista, por exemplo, encontram-se os astros Aleksandar Katai (1,65) e Ousmane Dembélé (1,41).
No entanto, o brasileiro mostra que está no mesmo patamar de produtividade. Assim também vale lembrar que a amostra inclui jogadores com pelo menos 900 minutos disputados nas ligas nacionais, o que reforça a consistência de Saldanha ao longo da temporada.
Formado nas categorias de base do Osasco Audax e do Bahia, o atacante teve suas primeiras chances como profissional no Tricolor de Aço antes de seguir carreira no exterior. Nesse ínterim, passou por clubes do Japão, China e Azerbaijão até se destacar pelo Partizan, da Sérvia, onde marcou 21 gols em 40 jogos.
Comparação ao craque Roberto Firmino
Na sequência, Matheus Saldanha foi contratado pelo Ferencváros, onde mantém o ritmo: já são 10 gols em 20 partidas na liga húngara na temporada 2024/2025. Além disso, soma participações importantes nas competições europeias.
Seu estilo de jogo, associando movimentação, finalização rápida e bom posicionamento, chamou a atenção de torcedores do Liverpool. Desde então, Matheus Saldanha passou a ser comparado com o astro Roberto Firmino, do Al-Ahly Jeddah, da Arábia Saudita.
Por fim, Matheus Saldanha é visto como um nome promissor e com margem para crescer ainda mais no cenário europeu. O alto rendimento, agora reconhecido por rankings internacionais, pode colocá-lo no radar de clubes maiores em breve.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal