Com raízes latinas, goleiro de 19 anos é a aposta do Barcelona contra o Flamengo na final da Copa Intercontinental Sub-20 Promessa da base catalã, Diego Kochen é um dos destaques da La Masia e será um dos astros da decisão no Rio

Antes de mais nada, o Barcelona aposta alto em uma de suas joias para a final da Copa Intercontinental Sub-20 contra o Flamengo, dia 24 de agosto, no Estádio do Maracanã. O goleiro Diego Kochen será um dos nomes do time catalão na disputa do título internacional.
A Agência RTI Esporte apurou que Diego Kochen já desperta atenção do futebol europeu. Mesmo antes da estreia como profissional, o jovem é visto como um projeto para o futuro do clube. Desde março, tem contrato com o Barcelona até junho de 2028.
Diego Kochen nasceu em 2006, em Miami, mas carrega raízes latinas. Filho de mãe venezuelana e pai peruano, tem três nacionalidades: americana, venezuelana e peruana. Hoje defende as categorias de base da seleção dos Estados Unidos. A trajetória no clube espanhol começou cedo.
Chegou ao Barcelona em 2019, vindo da academia Elite Soccer, na Flórida. Desde então, subiu degrau por degrau até ganhar espaço no time Sub-19 e, em 2024, integrar os treinos do elenco principal. Com 1,88 metro, ele chama atenção pelo porte físico, reflexos e controle com os pés. O estilo encaixa no modelo de jogo do Barcelona.
Ainda segundo apurou a reportagem, Diego Kochen pode não permanecer por muito tempo em Barcelona. Isso porque o camisa 1 está no radar do FC Winterthur, que disputa à primeira divisão da Suíça. O clube estuda a contratação por empréstimo, com possibilidade de acerto na próxima janela de transferências.
A movimentação não surpreende, uma vez que Diego Kochen também recebeu sondagens de equipes da França, Inglaterra e Itália. Funcionários que trabalham nas categorias de base o comparam a Víctor Valdés, histórico goleiro do clube.
Qual é o valor de mercado de Diego Kochen?
Diego Kochen, segundo o site Transfermarkt, tem valor de mercado é estimado em 294 mil euros. No entanto, a expectativa é que esse número cresça rapidamente. Afinal, a decisão contra o Flamengo representa um novo desafio. E, também, uma vitrine.
O bom desempenho nas categorias de base e a visibilidade na decisão da Copa Intercontinental Sub-20 contra o Flamengo podem abrir portas para uma experiência internacional no futuro. Um empréstimo é visto como positivo para acelerar sua transição ao time principal.
Jogar no Maracanã, contra o atual campeão da Copa Libertadores da América Sub-20, é um teste de fogo. Agora, a nova geração do Barcelona tenta conquistar o título inédito. E Diego Kochen, símbolo dessa fase promissora da base catalã, será peça-chave na grande final.