Wesley, zagueiro do Botafogo e mais: veja os brasileiros no Top 10 do CIES Brasil volta a mostrar sua força na formação de defensores

Antes de mais nada, o futebol brasileiro voltou a marcar presença em mais uma análise do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) Football Observatory. De acordo com o estudo, cinco jogadores brasileiros figuram entre os melhores laterais e zagueiros Sub-23 que atuam fora da Europa. E um deles é do Flamengo: Wesley.
Começando pelas laterais, Wesley, do Flamengo, aparece no topo do ranking com a impressionante nota de 85.3, liderando a lista com margem confortável. O jovem rubro-negro é seguido pelo albanês Mario Mitaj, do Al-Ittihad (82.1), e por Elías Báez, do San Lorenzo (78.6).
Além de Wesley, o Brasil ainda emplaca Rikelme, atualmente no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. O ex-jogador do Cuiabá ocupa a oitava posição entre os laterais, com índice de 74.7, superando nomes promissores da MLS (Major League Soccer) e do campeonato saudita.
Por outro lado, o destaque brasileiro, entre os zagueiros centrais, é Jair Cunha, também do Botafogo. Com 73.6 pontos, ele ocupa a oitava posição da lista, à frente de Abner (Juventude, 73.3) e Renan Victor (Shabab Al-Ahli, 72.9), que completam o Top 10. O líder deste ranking é o argentino Lautaro Di Lollo, do Boca Juniors, com 79.3.
Brasil só fica atrás do México nas citações
Ainda mais, é importante destacar que o levantamento do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) Football Observatory considera uma série de indicadores estatísticos de desempenho em partidas oficiais, ponderando o nível das competições e o tempo de jogo.
Por isso, a presença de jogadores atuando em mercados como México, Arábia Saudita, Eestados Unidos e Japão confirma a relevância global do futebol fora da Europa — e a capacidade do Brasil de exportar talentos para esses centros.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal