Série C do Campeonato Brasileiro: conheça modelo de disputa, data da estreia e premiação

A CBF confirmou o inicio da Série C do Campeonato Brasileiro para o dia 21 de outubro. Assim, a competição contará com 20 equipes e terá o mesmo formado do ano passado, mas com algumas mudanças aprovadas pelos clubes.
Contudo, a principal novidade é o aumento no aporte financeiros realizado pela entidade. Ou seja, a CBF distribuirá R$ 26,5 milhões aos clubes entre premiações e costas. O valor é 47% maior que o repassado em 2023.
A princípio, além da premiação para os clubes participantes, a CBF investirá R$ 45 milhões na organização da Série C com transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem.
Vale lembrar que o Volta Redonda é o único representante do futebol carioca na competição. Assim, a Série C contará com vinte clubes com todos jogando contra todos na primeira fase.
Os oito primeiros colocados serão divididos em dois grupos para a disputa do quadrangular. Assim, os dois primeiros colocados de cada grupo seguem para a semifinal e já garantem vaga na Série B de 2025.
“Foi um conselho muito proveitoso. A CBF decidiu aumentar os investimentos para tornar a competição mais atraente. A nossa missão é formentar o futebol e estamos fazendo a nossa parte. Esse dinheiro vai ajudar os clubes a investirem na formação de um elenco mais forte e numa competição mais atraente. Acredito que vamos ter uma excelente edição da Série C em 2024”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Primeira Rodada:
Tombense (MG) x São José (RS)
Confiança (SE) x Londrina (PR)
Náutico (PE) x São Bernardo FC (SP)
Remo (PA) x Volta Redonda (RJ)
Caxias (RS) x Athletic (MG)
Floresta (CE) x Botafogo (PB)
Figueirense (SC) x Ferroviário (CE)
Ypiranga (RS) x CSA (AL)
Ferroviária (SP) x ABC (RN)
Aparecidense (GO) x Sampaio Corrêa (MA)