Andrew Ventura, Nuno Moreira, Biel e mais: Veja os destaques do Campeonato Português 2024/2025 Primeira Liga terminou com título do Sporting, mas quem também saiu em alta foram vários brasileiros que dominaram os rankings individuais

Antes de mais nada, o Campeonato Português chegou ao fim com o Sporting, dos brasileiros Matheus Reis e Biel no elenco, conquistando o título nacional. No entanto, a competição também terminou com destaque para vários jogadores brasileiros, que marcaram presença entre os melhores em diversas estatísticas da temporada.
No ranking de artilheiros, Viktor Gyökeres, do Sporting, acabou sendo o artilheiro com 39 gols marcados. Logo atrás, na quarta colocação, aparece Clayton Silva, ex-Vasco, hoje no Rio Ave, com 14 gols. Fechando o Top 10, está Cassiano, atacante do Casa Pia formado no São José-RS, que balançou as redes 10 vezes.
Nas assistências, o meia Alan, do Moreirense, dividiu a oitava colocação com outros quatro atletas – entre eles, o campeão mundial Ángel Di María, do Benfica – ao registrar seis passes decisivos. Bem perto desse grupo ficou Nuno Moreira, ponta em bom momento no Vasco, com cinco assistências.
Quando o assunto é minutagem em campo, o domínio também é canarinho. Três goleiros brasileiros estão entre os cinco atletas mais utilizados da liga. Gabriel Batista (Santa Clara) em segundo, Andrew Ventura (Gil Vicente) em terceiro e Lucas França (Nacional) em quinto.
O zagueiro Marcelo, também do Moreirense, aparece na quarta colocação. Já o volante Cláudio Falcão fecha o Top 10 em oitavo lugar. Além disso, os goleiros voltam a se destacar no ranking exclusivo de defesas realizadas. Lucas França foi o segundo jogador com mais “milagres”, totalizando 114 intervenções ao longo da temporada.
Goleiros também se destacaram no Campeonato Português
Kewin Silva (Moreirense), Gabriel Batista e Andrew Ventura também entraram no Top 10, em quarto, sexto e nono lugares, respectivamente. Por fim, entre os jogadores com mais bolas recuperadas, dois zagueiros do Nacional da Madeira se sobressaíram.
Dessa forma, Ulisses Rocha foi o terceiro, com 168 recuperações, e Zé Vitor o quarto, com 167. O volante Cláudio Falcão, por sua vez, voltou a figurar entre os melhores, agora na oitava colocação, com 161 recuperações ao longo da competição.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal