De La Cruz não tem lesão grave, mas desfalca o Flamengo na Copa do Brasil Meia uruguaio está fora contra o Botafogo-PB; comissão técnica monitora desgaste físico do elenco

Antes de tudo, o meia Nicolás De La Cruz não sofreu lesão grave no joelho esquerdo. O Departamento Médico do Flamengo divulgou a informação tarde desta segunda-feira, 19. Segundo a nota oficial, o camisa 18 passou por ressonância magnética e o exame descartou a necessidade de cirurgia.
O que aconteceu com o De La Cruz?
Danilo substituiu o uruguaio aos 17 minutos do segundo tempo no clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Visivelmente com dores, ele deixou o campo mancando, o que aumentou a preocupação interna quanto ao seu estado físico.
Dessa forma, De La Cruz é mais um nome na lista de problemas médicos do Flamengo nesta temporada. Allan e Erick Pulgar tratam lesões musculares leves, enquanto Gonzalo Plata segue afastado com edema ósseo no joelho direito. O equatoriano só deve retornar no Super Mundial de Clubes, em 2025.
De La Cruz já estava com problema no joelho?
A comissão técnica do Flamengo já vinha tratando o caso de De La Cruz com atenção especial. Durante o Campeonato Carioca, o uruguaio foi poupado justamente contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. Na época, Filipe Luís explicou a decisão com foco na preservação da saúde do jogador.
“Decidi não escalar De La Cruz e, daqui a alguns anos, ele me agradecerá por causa da saúde do joelho dele”, afirmou o treinador rubro-negro. Aos 27 anos, o camisa 18 é uma das peças mais importantes do elenco, atuando como volante e também na construção ofensiva.
Por este motivo, na coletiva após o clássico deste fim de semana, Filipe foi questionado sobre a posição ideal de De La Cruz no seu esquema tático. Ele respondeu que só conta com Pulgar e o próprio uruguaio como volantes de origem, o que limita suas opções no meio-campo.
Quais os volantes contra o Botafogo-PB?
Por fim, para o jogo contra o Botafogo-PB, pela terceira fase da Copa do Brasil, o treinador já sabe que não poderá contar com De La Cruz e ainda não terá Pulgar à disposição. Em contrapartida, Gerson retorna de suspensão e Evertton Araújo seguirá entre os titulares, com total respaldo da comissão técnica.