Quem é Léo Scienza? Brasileiro da Bundesliga lidera estatística surpreendente na Europa Segundo o CIES, ponta é quem mais sofre faltas por jogo nas grandes ligas europeias: 4,10 por 90 minutos

Antes de mais nada, Léo Scienza pode ser um nome estranho para muitos torcedores brasileiros. Mas o atacante nascido em Santa Cruz do Sul (RS), com dupla nacionalidade luxemburguesa, lidera uma estatística que chama atenção. Ele é o jogador que mais sofre faltas por jogo nas grandes ligas da Europa.
Segundo o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) Football Observatory, Léo Scienza sofre, em média, 4,10 faltas por 90 minutos. Atua no modesto FC Heidenheim, da Bundesliga. Tem se destacado pela velocidade, pelos dribles curtos e pelas arrancadas.
Apesar da pouca fama, está à frente de astros do futebol como Paulo Dybala, Giovani Lo Celso e Mattia Zaccagni. Aos 26 anos, o camisa 8, por exemplo, soma passagens sem destaque por clubes do Uruguai, Suécia e da Alemanha. Começou a carreira no Lajeadense.
Em 2020, chamou atenção no Fanna BK, da Suécia, e acabou contratado pelo Schalke 04. Jogou mais pela equipa B.Em 36 jogos, marcou 11 gols. Dessa forma, o desempenho atraiu o FC Magdeburg. No entanto, não teve sucesso por lá. Posteriormente, brilhou no SSV Ulm 1846: foram 12 gols e 12 assistências em 36 partidas.
Léo Scienza: “Sempre acreditei que poderia chamar atenção”
Contudo, mesmo com a nacionalidade brasileira, Léo Scienza já despertou o interesse da seleção de Luxemburgo. Ainda assim, nunca escondeu o desejo de ser notado no Brasil: “A minha origem é brasileira. Sempre acreditei que poderia chamar atenção com trabalho e dedicação”, afirmou ao site do Heidenheim.
Na atual temporada, já fez 5 gols e 4 assistências em 35 jogos e estreou-se na Conference League. Por fim, Léo Scienza é hoje o brasileiro mais caçado da elite europeia. Só falta ser descoberto por quem mais importa: o torcedor brasileiro e, até, alguém da nova comissão técnica do Escrete.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal