Ronaldo Fenômeno acerta a venda do Real Valladolid para grupo norte-americano Ex-jogador optou pela venda de clube após fraca campanha no Campeonato Espanhol; equipe foi rebaixada com apenas quatro vitórias na LaLiga

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno acertou a venda de sua parte no Real Valladolid, da Espanha, para uma empresa norte-americano. De acordo com os espanhóis, nesta sexta-feira (23), a transação vai contar com o apoio financeiro de um grupo europeu e depende de aprovação do Conselho Superior do clube.
Ronaldo contribuiu na campanha que levou o Real Valladolid para a primeira divisão na Laliga. No entanto, o empenho do ex-jogador se transformou em alvo de protestos por parte dos torcedores. A equipe foi protagonista de uma campanha desastrosa na elite do futebol espahhol, sendo rebaixada com várias rodadas de antecedência.
A saber, o Real Valladolid contabilizou apenas 16 pontos em 37 rodadas, ou seja, foram quatro vitórias, quatro empates e 29 derrotas nesta edição do Campeonato Espanhol. “Mais detalhes sobre o novo projeto que marcará essa nova fase serão divulgados nos próximos dias. Agradecemos aos fãs, à mídia e a todos os envolvidos pela compreensão e apoio durante todo esse processo”, compartilhou o clube em suas redes sociais.
Ronaldo vendeu também a sua parte no Cruzeiro
Além de ter vendido a sua participação no Real Valladolid, Ronaldo também negociou a sua parte como proprietário no Cruzeiro. Logo após o acordo, em abril de 2024, o Fenômeno declarou que faria o mesmo com o clube espanhol
Ronaldo se tornou dono do Real Valladolid em 2018. Ele pagou 30 milhões de euros, ficando responsável por 82% das ações do clube.
Vale destacar que o ex-jogador brasileiro não tinha uma boa relação com os torcedores do Real Valladolid, pois foi um dos responsávels pela mudança do escudo em 2023.
Os adeptos da equipe espanhola chegaram a atacar Ronaldo em faixas nas arquibancadas. Frases como “cinco anos de mentiras” foram utilizadas para criticar a gestão do Fenômeno.
Conforme a imprensa europeia, Ronaldo utilizou o acesso do Real Valladolid para buscar investidores para o clube. A ação não teria surtido o efeito esperado, o que acabou contribuído no rebaixamento da equipe.
Por fim, a saída de Ronaldo dos dois clubes poderia ser um incentivo para o Fenômeno em uma possível candidatura à presidente da CBF, mas a empreitada não surtiu o efeito esperado.