Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Lyon, de John Textor, garante vaga na Liga Europa com ajuda do PSG Clube da capitão garantiu título da Copa da França e favoreceu Lyon, que terminou em sexto no Campeonato Francês

O Lyon, clube gerido pela Eagle Football Holding, empresa de John Textor, acionista majoritário do Botafogo, está confirmado na próxima edição da Liga Europa. A classificação acabou assegurada neste sábado, 25, graças ao título do Paris Saint-Germain na Copa da França. Antes de mais nada, o PSG venceu o Reims por 3 a 0 na decisão, o que abriu uma nova vaga para a competição europeia, herdada pela equipe de Lyon.

PSG campeão da Copa da França

Aliás, a vitória do Paris Saint-Germain foi construída com dois gols de Barcola e um de Hakimi. O resultado garantiu mais um título nacional ao clube da capital e teve impacto direto na distribuição das vagas para as competições europeias da próxima temporada. Como o PSG já estava classificado para a Liga dos Campeões, a vaga da Liga Europa originalmente vinculada ao campeão da Copa da França passou ao próximo colocado elegível na Ligue 1.

Publicidade

Assim, o Lyon, que terminou o Campeonato Francês na sexta colocação, acabou ficando com a vaga na Liga Europa. Até então, a equipe estava garantida apenas na Liga Conferência (terceiro escalão europeu). Com a vitória do PSG na Copa, o time de Lyon acabou automaticamente promovido à Liga Europa.

Clube ainda enfrenta desafios fora de campo

Apesar da classificação continental, o Lyon segue enfrentando dificuldades financeiras. O clube é administrado pela Eagle Football, grupo liderado por John Textor, que também tem participação em clubes como o Botafogo. Aliás, o elenco do Lyon conta com os ex-jogadores do Glorioso, como são os casos de Lucas Perri e Thiago Almada.

O Lyon ainda está ameaçado de rebaixamento pelos órgãos de fiscalização financeira da França. A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profisisonal da França (LFP), tem exigido garantias financeiras do Lyon. Neste sentido, existe a ameaça de rebaixamento do clube à Ligue 2, segunda divisão do futebol francês. Assim, o Lyon precisa apresentar um valor de pelo menos 100 milhões de euros (cerca de R$ 647 milhões na cotação atual) até o final da temporada europeia.

Publicidade

Lyon ainda não conquistou títulos

Desde que passou a ser gerido pela empresa de John Textor, o Lyon ainda não conquistou títulos. O clube tem sete taças do Campeonato Francês, conquistadas de maneira seguida entre os anos de 2001 e 2008. Aliás, o último título foi a Supercopa da França, em 2012. Já nos outros clubes, John Textor tem conseguido títulos. Além da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro no Botafogo, o empresário celebrou recentemente a conquista da FA Cup, do Crystal Palace.

plugins premium WordPress

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet