Primeiramente, o Botafogo soube transformar pressão em vantagem ainda no primeiro tempo, na estreia do Mundial de Clubes. Mesmo com o Seattle ameaçando nos minutos iniciais, a equipe de Renato Paiva não se intimidou. Consciente e bem postado, o time brasileiro mostrou maturidade para administrar os ataques adversários e responder com intensidade no ataque.
O jovem zagueiro Jair marcou primeiro e Igor Jesus, em ritmo de despedida do Glorioso, aumentou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o time da MLS procurou dar uma resposta diante de sua torcida e o Botafogo acabou facilitando. O placar final refletiu a boa partida que o estádio Lumen Field recebeu neste domingo, 15: 2 x 1 para o Botafogo. Em uma noite incrível, o goleiro John pegou uma bola chutada por De La Vega, garantindo a vitória.
Como foi o Botafogo no primeiro tempo?
Desde os primeiros minutos no Lumen Field, o Botafogo demonstrou postura ofensiva e controle do jogo. Com o apoio da torcida alvinegra, que cantou alto nos Estados Unidos, o time de Renato Paiva criou as melhores oportunidades. Savarino e Igor Jesus levaram perigo em lances bem articulados, enquanto o goleiro Frei começou a se destacar com boas defesas.
Apesar de algumas investidas perigosas do Seattle, especialmente com Jesús Ferreira e Kent, o Botafogo foi mais eficiente. Aos 27 minutos, após falta cobrada por Alex Telles, o zagueiro Jair subiu livre para abrir o placar e marcar seu primeiro gol como profissional. A equipe brasileira manteve a intensidade e seguiu explorando os lados do campo com Vitinho e Artur.
Aos 43, o segundo gol coroou o domínio alvinegro: Vitinho tabelou com Artur, que cruzou na medida para Igor Jesus ampliar de cabeça. Assim, o Botafogo foi para o intervalo vencendo por 2 a 0 e com grande atuação coletiva na estreia pelo Mundial de Clubes.
Como foi o Botafogo no segundo tempo?
O segundo tempo começou com mudanças dos dois lados. O Seattle voltou mais ofensivo e disposto a mudar o cenário da partida, enquanto o Botafogo promoveu a estreia de Joaquín Correa, no lugar de Mastriani. Logo nos primeiros minutos, Artur quase ampliou em chute de trivela, mas Frei salvou. Em seguida, Vitinho desperdiçou o rebote. A equipe norte-americana respondeu com agressividade, principalmente com Kent e Jesús Ferreira, mas parou em boas intervenções da defesa e do goleiro John.
Com o passar do tempo, o Seattle aumentou a pressão e dominou o meio-campo. Renato Paiva percebeu o momento e lançou Cuiabano e Arthur Cabral na tentativa de conter o ímpeto adversário. No entanto, aos 29 minutos, após bola levantada na área e desvio infeliz de Igor Jesus, Cristian Roldán descontou para os donos da casa. A partir daí, o time americano empurrou o Botafogo para o próprio campo, criando chances perigosas em sequência.
Apesar da queda de rendimento, o Glorioso se manteve competitivo, sustentado por uma atuação segura do goleiro John, que evitou o empate em finalizações de Roldán e De la Vega. O Botafogo resistiu até o apito final e garantiu a vitória por 2 a 1 na estreia do Mundial de Clubes, suportando a pressão do Seattle e contando com o apoio incansável da torcida alvinegra no Lumen Field.




