Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Mundial de Clubes: Lucas Ribeiro abre o jogo sobre transferência para o Mamelodi Sundowns Do Maranhão para o mundo: brasileiro brilhou mesmo com a eliminação dos sul-africanos

Antes de mais nada, Lucas Ribeiro Costa, atacante brasileiro de 26 anos, brilhou com a camisa 10 do Mamelodi Sundowns e deixou sua marca no Mundial de Clubes. Embora a equipe tenha sido eliminada ainda na fase de grupos, o jogador demonstrou classe, talento e uma leitura de jogo apurada.

Como resultado, sua atuação chamou a atenção de vários clubes, incluindo alguns brasileiros que até então desconheciam o seu futebol. Assim, é importante destacar que Lucas Ribeiro construiu praticamente toda a sua carreira fora do Brasil.

Publicidade

Formado no modesto Pinheiros, passou por clubes da França e da Bélgica, como Valenciennes, Beveren, Charleroi e Mouscron. Em julho de 2023, após ter marcado 11 gols e feito 8 assistências no Sportkring Beveren, se mudou para à África do Sul, mesmo após hesitar inicialmente por não conhecer o Mamelodi Sundowns.

“Estava bem adaptado na Bélgica, mas chegou a proposta do Sundowns, que é um clube grande, que sempre luta por títulos e era isso que eu queria. Estou muito feliz aqui. Foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida. Espero conquistar mais títulos ainda no clube”, disse Lucas Ribeiro ao site oficial da FIFA.

No entanto, a aposta deu certo: rapidamente se tornou peça fundamental no time comandado por Rulani Mokwena. Logo na primeira temporada, fez 15 gols e 7 assistências em 33 desafios. Além disso, os números da temporada confirmam seu impacto.

Publicidade

Atuando como falso nove, Lucas Ribeiro encerrou o ano com 21 gols e 13 assistências em 50 jogos, sendo o segundo artilheiro do Sundowns e o “líder” na Premier Soccer League. As estatísticas reforçam o nível de suas atuações e ajudam a explicar o interesse de clubes no atleta que também jogou no Moto Club.

Lucas Ribeiro mostrou estar preparado para outros “voos”

Durante o Mundial de Clubes, Lucas Ribeiro enfrentou adversários de peso, como Borussia Dortmund e Fluminense. Ainda que o Sundowns não tenha avançado, o atacante se destacou individualmente. Demonstrou criatividade, habilidade no um contra um e poder de decisão.

Por fim, o reconhecimento veio tanto da torcida quanto de quem esteve em campo. Inclusive, o elenco do Fluminense pôde testemunhar de perto a versatilidade do camisa 10, que agora passou a figurar no radar de clubes de maior expressão.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

plugins premium WordPress

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet