Antes de mais nada, o Flamengo colocou em compasso de espera o interesse do Grêmio por Matheus Gonçalves. O clube gaúcho procurou a diretoria rubro-negra para discutir um possível empréstimo do atacante de 19 anos, mas encontrou resistência.
A Agência RTI Esporte apurou que o Flamengo dá prioridade à venda do jogador. Atlético-MG, Brighton, Feyenoord, Red Bull Bragantino e Vitória demonstraram interesse na cria rubro-negra em diversos momentos no mercado da bola.
Matheus Gonçalves é tratado internamente como uma das principais promessas formadas no Flamengo. Em 2023, por exemplo, atuou por empréstimo no Red Bull Bragantino. Na atual temporada, acumula 13 jogos e dois gols pela equipe principal.
Embora esteja em baixa, o jogador chegou a ser inscrito pelo Flamengo para a disputa do Mundial de Clubes. Ele esteve no banco de reservas nas partidas contra o Espérance, da Tunísia, Chelsea, da Inglaterra e Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Porém, sequer foi utilizado pelo técnico Filipe Luís. A falta de oportunidades reforça o status de ‘jogador negociável’. Desse modo, a diretoria não pretende dificultar uma eventual negociação e segue buscando interessados sobretudo no exterior.
Ainda segundo apurou a reportagem, a proposta do Grêmio previa empréstimo de seis meses e com opção de compra dos direitos econômicos. A ideia do estafe do jogador era que Matheus Gonçalves ganhasse mais minutos em campo sob o comando de Mano Menezes.
Isso porque Matheus Gonçalves está sem atuar desde 21 de maio, quando o Flamengo venceu por 4 a 2 o Botafogo-PB pela terceira fase da Copa do Brasil. De lá para cá, o atacante não atuou mais com a camisa rubro-negra.
Quais são as prioridades do Grêmio?
Antes de tudo, a contratação de um ponta deixo de ser prioridade no Grêmio após a negativa do Flamengo em emprestar Matheus Gonçalves. Ainda assim, a diretoria tricolor avalia nomes em busca de uma oportunidade de mercado.
Alysson, revelado nas categorias de base, vem chamado atenção de clubes do exterior. Outros nomes como Cristián Pavón e Alexander Aravena, que perderam espaço, também podem deixar o elenco. A saída desses jogadores abriria espaço na folha salarial para contratações.


