Antes de mais nada, o Flamengo tentou, mas esbarrou em uma barreira milionária. A diretoria buscou a contratação de Ruan Pablo, atacante de 16 anos do Bahia, titular da Seleção Brasileira Sub-17 e uma das promessas mais valorizadas do futebol nacional.
A Agência RTI Esporte apurou que o Grupo City, maior conglomerado de clubes do mundo, sequer abriu conversas e avisou que só negociaria o jogador mediante ao pagamento da multa rescisória. Desse modo, o Flamengo recusou e desistiu da contratação.
O Grupo City, dono da SAF Bahia, disse que o atacante não deixa o clube por menos de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão, na cotação atual). A cifra exorbitante reflete o nível de expectativa que o Tricolor Baiano deposita no jovem atleta.
Internamente, o Grupo City acredita que Ruan Pablo pode render esportiva e financeiramente, desde que siga seu plano de desenvolvimento. O atacante, aliás, vem sendo monitorado por scouts do Manchester City indicando, assim, um possível interesse do técnico Pep Guardiola.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Bahia tem um projeto individualizado para o atacante. A ideia é fazer com que ele ganhe experiência no time principal e, ao mesmo tempo, valorize seu passe. A multa alta serve como proteção diante do assédio de clubes no mercado da bola.
Ruan Pablo vem sendo destaque nas categorias de base do Bahia. Ele chama atenção por sua velocidade, maturidade e poder de finalização. O fato de ser titular da Seleção Sub-17 só reforça sua reputação no cenário nacional.
Até quando vai o contrato de Ruan Pablo no Bahia?
Antes de tudo, Ruan Pablo seguirá em Salvador, onde é tratado como joia rara. Clubes europeus já observam sua evolução. Se seguir o plano traçado, o atacante pode ser um dos nomes mais valiosos do futebol brasileiro nos próximos anos.
O jogador assinou seu primeiro contrato profissional com o Bahia em julho de 2024, com validade até julho de 2027. Vale ressalta que ele se tornou o jogador mais jovem a estrear pelo profissional do Tricolor Baiano na era do Grupo City.


