O técnico italiano Davide Ancelotti foi apresentado pelo Botafogo nesta segunda-feira, 14, no Estádio Nilton Santos. O treinador já teve uma experiência inicial durante a vitória no clássico com o Vasco e agora vai começar oficialmente o seu trabalho no comando da equipe. Dentre os principais pontos, o novo treinador do Botafogo falou sobre as expectativas no clube, relação com Carlo Ancelotti e o português praticamente perfeito.
Antes de mais nada, Davide Ancelotti destacou uma possível relação entre o trabalho no Botafogo e na Seleção Brasileira. Algo semelhante foi visto quando Fernando Diniz se dividiu entre o Fluminense e o trabalho na CBF. Davide Ancelotti fará parte da comissão técnica da seleção na Copa do Mundo de 2026. Para ele, não haverá qualquer tipo de conflito.
“Eu sou o treinador do Botafogo. Minha concentração e entrega é para o clube. Estou comprometido apenas com o clube até o final da temporada. Então estarei 100% com o Botafogo e minha cabeça está no clube. No próximo ano, com a Copa do Mundo, vamos ver o que vai acontecer. Mas, nesse momento, eu sou treinador do Botafogo”, disse Davide Ancelotti.
Botafogo Way
O modelo de jogo ofensivo e os valores de um time campeão voltaram a ser pauta no Botafogo após a demissão de Renato Paiva. Um dos motivos para a saída do treinador português foi a postura defensiva contra o Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Questionado sobre o seu estilo de jogo e postura, Davide Ancelotti destacou que a ambição estará sempre presente.
“Falando de valores do clube, a ambição, paixão, coragem e ser um clube diferente… estou alinhado. No futebol de hoje, um time tem que jogar bem e saber fazer muitas coisas para ganhar. Precisa ser organizado e disciplinado. Vamos trabalhar duro para conseguir isso. Mas eu acredito que os jogadores precisam trabalhar para atingir os objetivos do Botafogo. Temos que jogar com coragem. Somos um time campeão e precisamos jogar da maneira como esse clube merece historicamente”, garantiu Davide Ancelotti.
Relação com Carlo Ancelotti e boa pronúncia do português
Davide Ancelotti inicia a carreira como treinador, mas já traz uma bagagem importante por conta de passagem por grandes clubes europeus. Fazendo parte da comissão técnica de seu pai, Carlo Ancelotti, Davide passou por clubes como Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Real Madrid. Apesar disso, o novo treinador do Botafogo destacou que está no clube pelo trabalho que conseguiu desenvolver.
“Eu sou muito feliz e orgulhoso de ser filho do Carlo Ancelotti. Mas agora começa a minha trajetória. Sei que tenho que trabalhar duro e isso que vou fazer. Estou aqui pelo meu trabalho e tenho que demonstrar isso com resultado. A minha trajetória já começou e passo a passo vou com muita ambição”, disse Davide Ancelotti, que também revelou a reação de seu pai com a proposta do Botafogo.
“Falei com o meu pai e ele está muito feliz. Eu também estou feliz de estar perto dele aqui no Rio de Janeiro. Também pensa como eu. Para começar a carreira não tem um clube melhor e um lugar melhor. Eu falo português porque tenho a capacidade de aprender rápido. Já falei com os jogadores e muitos falam espanhol também. Tenho que falar português por respeito ao clube e aos torcedores. Me esforço muito para aprender rápido”, finalizou Davide Ancelotti.
O novo treinador ainda não está inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas isso deve ser resolvido nas próximas horas. A estreia oficial de Davide Ancelotti pode acontecer na quarta-feira, 16, quando o Botafogo enfrenta o Vitória, no Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília).





