Futebol feminino nos Estados Unidos: saiba porque no país existe mais visibilidade?

Antes de mais nada, Os Estados Unidos é o país referência, quando se fala de futebol feminino. Para se ter uma ideia, cerca de 70% (quase 10 milhões) de mulheres que jogam futebol, estão nos Estados Unidos. O país dá […]

Futebol Feminino nos Estados Unidos

Antes de mais nada, Os Estados Unidos é o país referência, quando se fala de futebol feminino. Para se ter uma ideia, cerca de 70% (quase 10 milhões) de mulheres que jogam futebol, estão nos Estados Unidos. O país dá visibilidade e tem um investimento muito grande para os esportes.

Esse fato é importante, pois incentiva crianças e adolescentes a praticarem seus hobbies. Nas escolas e até mesmo nas faculdades Americanas, existem várias opções de esportes para os alunos escolherem. Nos Estados Unidos, as notas e os esportes nas escolas e nas faculdades tem papéis importantes.

Então, se o aluno não tiver boa nota, a escola acaba suspendo a sua participação nos esportes. Ou seja, existe a oportunidade de ter um futuro brilhante pela frente, como jogadora. Os colégios e as faculdades dão bolsas para os alunos que se saem bem no esporte e isso ajuda a ter uma carreira como atleta no futuro.

Assim, a atleta que tem o sonho de se profissionalizar, acaba encontrando um incentivo maior. Com isso, o esforço acaba sendo recompensado, as oportunidades são maiores, já que o país visa sempre a meritocracia. Com isso, os Estados Unidos acabam sendo o país da visibilidade e oportunidade para os esportes.

Por que nos Estados Unidos o futebol feminino tem mais visibilidade?

O futebol feminino nos EEstados Unidostem mais visibilidade justamente por uma combinação de fatores históricos, políticos e culturais. Historicamente falando, o futebol feminino foi incentivado como uma experiência para as mulheres por ser um esporte masculino e criando um espaço onde as mulheres pudessem se encontrar. Além disso, existe uma promulgação de lei federal chamada Title Ix, que proíbe a descriminação de gênero esportivo nas escolas e nas universidades.

Atualmente, o número de mulheres apaixonadas por futebol é muito grande no país. Assim, existe uma grande identificação por parte das mulheres. O futebol é um jogo de equipe, onde jogadoras se ajudam, criam amizades, conexões entre as outras.

A seleção feminina dos Estados Unidos é considerada uma das seleções mais fortes do mundo. As americanas participaram de todas as olimpíadas, conquistando 5 vezes o título. Já na Copa do Mundo, foram campeãs 4 vezes.

*Rafaella Michel, é correspondente da Agência RTI Esporte na Flórida

 

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima