Atlético-GO x Flamengo: saiba como foi a partida pelo Campeonato Brasileiro
O Flamengo estreou no Campeonato Brasileiro com vitória por 2 a 1 diante do Atlético-GO. Os gols da partida foram marcados por De la Cruz, Luiz Fernando e Pedro. Mesmo atuando no Serra Doura, o time comandado por Tite se sentiu em casa, devido a grande presença do torcedor rubro-negro. A partida não apresentou um bom nível técnico, principalmente pela péssima qualidade do gramado e calor em Goiânia.
Primeiro tempo
O Atlético-GO tentou se impor como dono da casa e partiu para cima do Flamengo desde os primeiros minutos de jogo. Com menos de um minuto, o dragão chegou pela lateral, Guilherme Romão forçou Fabrício Bruno fazer bom corte de cabeça.
Os primeiros minutos seguiram com as duas equipes se estudando, criando jogadas, mas com poucas oportunidades. O Atlético-GO tentou chegar algumas vezes com as jogadas em velocidade, mas o gramado ruim atrapalhava as duas equipes.
Aos 13 minutos do primeiro tempo aconteceu o lance grande polêmica na partida, até então. Jair Ventura reclamou da arbitragem e acabou recebendo o cartão vermelho direto. O detalhe é que Tite, técnico do Flamengo, saiu em defesa do técnico adversário e reclamou muito com o árbitro André Luiz Policarpo.
A partida seguiu muito truncada, com jogadas de meio campo e poucas oportunidades para ambas as equipes. O Atlético-GO chegou com muito perigo aos 33 minutos do primeiro tempo. Emiliano Rodrigues bateu forte da pequena área obrigando Rossi fazer boa defesa, salvando o Flamengo.
O grande lance do primeiro tempo começou a ser desenhado aos 36 minutos. Pedro partiu no mano a mano com o zagueiro Alix Vinicius. O jogador do Atlético-GO fez falta, era o último homem na marcação e acabou expulso. Na cobrança de falta, De la Cruz marcou um golaço, o seu primeiro pelo Flamengo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou em baixa velocidade mesmo com o Flamengo em vantagem numérica em campo. Desse jeito, a equipe do Rio de Janeiro trabalhou as jogadas ofensivas fazendo o Atlético-GO se cansar na marcação.
O Atlético-GO se fechou no campo de marcação para tentar sair em velocidade, principalmente com o colombiano Yone González, que entrou no intervalo. Aos poucos o Flamengo seguiu ganhando espaço em campo, e chegou com perigo após cobrança de escanteio de Arrascaeta para cabeçada de Léo Pereira.
Mas a estratégia do dragão funcionou. Aos 17 minutos do segundo tempo, Yone González desceu pela esquerda, tocou em Maguinho que cruzou para a área e encontrou Luiz Fernando. O artilheiro cabeceou com força para vencer Rossi e empatar a partida.
O Flamengo tinha o jogo na mão, mas acabou se complicando. Léo Pereira fez pênalti infantil aos 22 minutos do segundo tempo. Rossi tinha a bola nas mãos, quando Léo Pereira trombou em Luiz Felipe dentro da área. O árbitro não teve dúvida e marcou o pênalti. Shaylon bateu e jogou a bola na trave.
No lance seguinte, o Flamengo partiu para o ataque e quase marcou. Na sequência Vinã e Adriano Martins sofrem um choque violento de cabeça. Os dois jogadores foram substituídos. Na vaga de Matias Vinã , Gerson foi o escolhido e retornou após longa pausa para recuperação da saúde. O meio-campo não jogava desde o dia 15 de fevereiro.
VAR em ação
Aos 30 minutos do segundo tempo, Tite promoveu a estreia do atacante Carlinhos. Precisando da vitória, o treinador sacou o zagueiro Léo Pereira e lançou o time para o ataque. Na primeira oportunidade, o atacante que veio do Nova Iguaçu, cabeceou por cima do gol. Aos 37 minutos, o Atlético-GO marcou com Baragas. Mas depois de revisão no VAR, o gol foi anulado. O Flamengo ainda pressionou no final da partida e colocou uma bola na trave com Ayrton Lucas.
Aos 55 minutos do segundo tempo, o juiz viu pênalti de Maguinho em Bruno Henrique. O lance só foi confirmado após revisão no VAR. Pedro cobrou e garantiu vitória para o Flamengo.
Assim, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira(17), diante do São Paulo, no Maracanã. Enquanto isso, o Atlético-GO visitará o Botafogo no Estádio Nilton Santos. Ambas as partidas são válidas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.