Primeiramente, o meia Nicolás De La Cruz segue afastado do time do Flamengo por conta de problemas no joelho. Desde que o time retornou do Mundial de Clubes, o uruguaio jogou 7 minutos contra o São Paulo e outros 27 diante do Santos.
O que chama a atenção nesta sexta-feira, 25, é a liberação do jogador para passar o final de semana no Uruguai. Há dois jogos foram do time, o camisa 18 se reapresentará na segunda-feira. Ou seja, já não teria condições de atuar contra o Atlético-MG, no domingo? Este confronto é pela 17ª rodada da Série A do Brasileiro, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.
De la Cruz chegou ao Flamengo em janeiro de 2024 como uma das primeiras contratações. Para contar com o jogador, a diretoria desembolsou 16 milhões de dólares para tirá-lo do River Plate. O valor corresponde a R$ 78 milhões pagos à vista, segundo exigência dos argentinos.
Com retrospecto de 10 títulos, 211 jogos e 36 gols com a camisa do time de Buenos Aires, De la Cruz chegou com condição de titular. Inicialmente, sob o comando de Tite, tornou-se uma das peças-chave do elenco rubro-negro. E ele continua com Filipe Luís na direção da equipe.
Quantos jogos De la Cruz fez em 2024?
Na temporada passada, Nico jogou 41 jogos, sendo titular em 37 deles. Entretanto, completou apenas 11 deles. Nos outros 26 deixou o campo, em média, entre 20 a 35 minutos da etapa final. Em outras palavras, jogou de 65 a 80 minutos. Apesar disso, sua minutagem em 2024 foi de 2.954. Atualmente, jogou 20 das 43 partidas do Flamengo.
Por fim, a bombástica declaração do médico José Luiz Runco, em um grupo de WhatsApp, tornou pública sua condição física. Segundo sugeriu o médico, por conta de uma lesão crônica no joelho, De la Cruz tem problema com equilíbrio muscular.
“Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado”, escreveu Runco, no grupo que conta com 71 membros.


