Em decisão da 3ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 31, as ações da Eagle Football Holdings na SAF do Botafogo acabaram congeladas. A decisão acaba beneficiando John Textor, que está mantido como controlador do Botafogo. A medida impede qualquer tentativa de troca na hierarquia da Eagle e o congelamento é uma garantia de pagamento de uma dívida.
O despacho do juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud Diz Torres é chamada de arresto e impede que terceiros ingressem no quadro social da SAF do Botafogo. Com grave crise financeira, a Eagle tenta afastar Textor do controle, o que também tiraria o empresário do comando do Botafogo.
Além disso, também existe a determinação para o pagamento de 23 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões) da Eagle para o Botafogo. Esse valor é parte da dívida que a empresa tem com o Glorioso. Aliás, a SAF citou no tribunal o temor de que recursos financeiros poderiam ser direcionados em benefício do Lyon. Assim, prejudicaria o pagamento da dívida estimada em 150 milhões (R$ 960 milhões).
Botafogo se destacou dentro da rede da Eagle
Na criação da rede colaborativa, John Textor tinha a intenção de que todos os clubes pudessem se ajudar. No entanto, o Botafogo acabou despontando como um fator de desequilíbrio ao nível esportivo e financeiro. Os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores reforçaram a questão. Enquanto isso, o Lyon atravessa crise financeira e o RWD Molenbeek acabou rebaixado na Bélgica.
Até por conta disso, o Botafogo fez alguns empréstimos aos outros clubes da rede. A tentativa foi uma retomada financeira da Eagle. Aliás, John Textor batalhou na justiça francesa para evitar um rebaixamento do Lyon por conta da crise financeira.
Nos bastidores da empresa, ocorreu uma tentativa de tirada de Textor do comandod o Botafogo. No entanto, o clube enxergou a questão de maneira negativa. Uma verdadeira força-tarefa acabou montada internamente para evitar a saída de Textor. Assim, a SAF entrou com ação na justiça alegando um “risco manifesto de que a dívida multimilionária existente com a SAF Botafogo não seja quitada”.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e Threads





