A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou, nesta segunda-feira, 11, o local que receberá a grande decisão da Copa Libertadores 2025. O estádio escolhido foi o Monumental de Lima, no Peru, casa do Universitario. Aliás, com capacidade para 80.093 torcedores, a arena é a maior do país e supera o Estádio Nacional de Lima, que comporta 45.574 espectadores.
Aliás, o Monumental já recebeu a final única da competição uma vez: em 2019, quando o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1, de virada, com dois gols de Gabigol. Por conta de sua capacidade e por já ter recebido uma decisão de grande apelo, o Estádio Monumental de Lima foi novamente escolhido pela Conmebol.
A decisão da Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro, em horário ainda a ser definido. O campeão não apenas levantará o troféu mais importante do continente, como também garantirá vaga na Copa Intercontinental de 2025 e no Mundial de Clubes de 2029.
Brasil busca manter hegemonia recente
A Libertadores 2025 entra na fase de oitavas de final com forte presença brasileira. São seis clubes do país ainda na disputa: São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Fortaleza e Internacional. A etapa começa já nesta terça-feira, 12, com dois times do Brasil em campo.
O curioso dessa fase de oitavas de final é que o sorteio acabou gerando um confronto brasileiro: Flamengo e Internacional começam a decidir uma vaga nas quartas de final a partir de quarta-feira, 13, com o primeiro jogo acontecendo no Maracanã. Desse modo, já é possível afirmar que o Brasil terá ao menos um representante nas quartas de final.
Desde 2019, quando a Conmebol passou a adotar a final única, somente clubes brasileiros conquistaram o título. Nesse período, Palmeiras e Flamengo levantaram a taça em duas ocasiões, enquanto Fluminense e Botafogo somaram um título cada.


